Textos

A VOZ DO POVO E A VOZ DE DEUS
         Tenho ouvido uma expressão semelhante afirmando ser a voz do povo a voz de Deus. Mas, investigando as Sagradas Escrituras, verifiquei o seguinte:

         Que todas as vezes que um líder do povo de Deus deu ouvidos ao povo, ele acabou se dando mal. Vamos citar alguns exemplos.

         Quando o povo de Israel estava acampado no monte Sinai, e Moisés subiu ao monte a chamado do Senhor, o povo se impacientou achando que ele demorava e falou a Arão, irmão de Moisés, que lhe fizesse deuses que fossem adiante deles. Alegaram que não sabiam o que havia acontecido com o tal Moisés. Arão deu ouvidos ao povo, fazendo um bezerro de ouro com as jóias do povo, e este comeu, bebeu e levantou-se para se divertir, rompendo os freios inibitórios. Isso foi desagradável ao Senhor, e resultou na morte de três mil rebeldes. Moisés mandou tornar em cinza o tal bezerro de ouro e aspergiu sobre a água e o povo bebeu a abominação que fez. Êx. 32.

         Noutra ocasião o povo de Israel foi a guerra a mando do Senhor contra o rei Agague. O Senhor havia ordenado a Saul, rei de Israel, que ele exterminasse a tudo o que tivesse fôlego de vida, tanto de homens como dos seus rebanhos. Mas o povo decidiu poupar o que ele achou ser o melhor, e reservar para, segundo eles, oferecer em holocausto ao Senhor, como também poupou o seu rei. Isso resultou novamente em desagrado a Deus, que por isso rejeitou a Saul como rei. I Sm. 15:1-3, 8-31.

         Esse mesmo rei, certa vez, ao consultar ao Senhor e este não o responder, lançou sorte para saber em quem estava a culpa, e a sorte recaiu sobre o seu filho Jonathas, que, sem saber, havia comido mel que encontrou aflorando da terra, quando Saul havia conjurado o povo que quem provasse alguma coisa antes do pôr-do-sol seria morto. E ao lançar a sorte, disse ainda que mesmo que fosse o seu filho Jonathas pagaria com a vida. Ora, Jonathas recém havia feito uma incursão no meio dos filisteus, infligindo-lhes muitas baixas. Por essa razão o povo se opôs a sua morte e o poupou, contradizendo a conjuração do rei e a sua determinação. Isso mais uma vez desagradou a Deus, que rejeitou a Saul. I Sm. 14:1-45.

         Os homens, via de regra, se guiam por vista e julgam pelo que ouvem.

         Por isso diz-nos as Escrituras: “não vos guieis por vista, pois a vista é enganosa”.

         E a voz de Deus, como identificar?

         De muitas maneiras falou Deus no passado, e nem sempre a Sua voz foi reconhecida como de Deus. Mesmo a homens em crime falou Deus serenamente. Foi o caso de Adão, Caim e Paulo.

         Mas ao povo de Israel, para prová-lo e para que o temesse, falou Ele de forma assustadora, desde as nuvens no monte Sinai.

         Houve ocasiões em que a pessoa a quem Deus apareceu e falou, não o reconheceu como Deus, senão depois que dele se retirou. Isso não ocorrerá se aquele que espera o sinal da divindade não for digno.

         Certa vez os homens que seguiram a Jesus, lhe pediram um sinal, e Jesus lhes disse: Uma geração má e adúltera me pede um sinal. Mas nenhum sinal lhes será dado senão o sinal do profeta Jonas…

         Pois é, para reconhecer a operação de Deus através dos seus servos, esperam os homens verem coisas espantosas e sinais maravilhosos. Por isso têm sido enganados por aparições sobrenaturais. Diz as Escrituras que Satanás se disfarça em anjo de luz.

         Ainda que sem grande aparato ou sem mostrar sinais dos céus, pode Deus estar te falando. Sabes identificar a sua voz, ou estás confuso? Se não reconheces a Sua voz, e atribuíres a Satanás, blasfemas! Se for Satanás quem te fala e atribuis a Deus, és enganado!

         Portanto, conhece o teu Deus! Senão, poderás ouvir a um e  pensar que é outro.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/08/2007
Alterado em 01/10/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr