Textos

A USURPADORA
Há uma melodia no meio evangélico que diz: Eu sou filha do rei, eu sou filha do rei. E isso se referindo a Jesus como o Rei dos reis. Quem é essa princesa, que se diz filha do Rei?

No livro de Cantares de Salomão diz que sessenta  são as rainhas, e oitenta as concumbinas, e as virgens sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida de aquela que a deu a luz. Ct. 6:6.

No livro de Provérbios de Salomão, na descrição da mulher aprazível, se encontra a seguinte pergunta? Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Pv. 31:10. E noutra passagem do mesmo capítulo diz: Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior.

Assim, para ser filha do Rei, necessário se faz que a tal mulher seja virgem e tenha uma mãe. Ou seja, que não descenda de uma concumbina, que por sinal são muitas, oitenta no total.

Muitas se arrogam o direito de serem noivas, esposas e filhas do Rei. Dentre elas temos uma citada no livro do Apocalipse, onde diz:

Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não verei o pranto. Ap. 18:7.

Nessa passagem vimos que ela se glorifica, e se arroga ou a si atribui nobreza, dizendo-se rainha. E isso devido ela viver em delícias.

Entretanto, conferindo com outras passagens bíblicas, veremos quem é a preferida do Rei.

Numa dessas passagens bíblica, diz: Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior. Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Pv. 31:29 e 30. Louvada por quem, por si mesmo?

Diz o apóstolo em sua epístola aos Romanos: Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Rm. 2:29.

Diz mais o apóstolo em sua epístola aos Efésios: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensivel." Ef. 5:22-27.

Em outro artigo, intitulado a palavra de Deus, discorremos sobre o seu significado. E é através dela, da palavra, os mandamentos de Deus, que a igreja é purificada, tornando-se santa e imaculada. Por conseguinte, a mulher (igreja) amada é aquela que ama ao Senhor. Pois ele inspirou a quem disse: "Eu amo aos que me amam.' Pv. 8:17, p.parte.

Ainda que muitas mulheres obrem virtuosamente, como diz Salomão no livro de provérbios, a preferida do Senhor é superior a todas. E ela é descrita no idílio simbólico referido no livro de Cantares de Salomão.

Uma filha tem obrigação de conhecer o seu pai, bem como uma mulher tem o dever de conhecer ao seu marido. E ambas levam o nome dele. Mas o que vemos é que essas mulheres que se arrogam o direito de filhas e esposas, tanto não conhecem a quem reivindicam como pai e esposo, como não tem o seu nome. Porque conhecer a Deus é caracterizado por guardar os seus mandamentos, o que elas não fazem. Depois, porque só tem o nome do pai ou do marido, as filhas legítimas e as esposas. Concumbinas e filhas de relação extraconjugal, não têm o nome do Pai. Ainda que algumas tenham usurpado esse nome a fim de se fazerem senhoras, o que já estava previsto pelo próprio Senhor, veja:

"E sete mulheres naquele dia lançarão mão dum homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tansomente queremos que sejamos chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio." Is. 4:1.

A usurpadora mencionada no livro do Apocalipse se assenta sobre muitas águas, e tem gerado muitas filhas. E querem estas ser senhoras e princesas, e dizem eu sou. Mas a preferida do Rei já foi descrita por ele mesmo. Ela tem o seu amor, já que ela o ama guardando os seus mandamentos. As outras são as outras, filhas da usurpadora, a grande meretriz e mestra em feitiçarias.

Por Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/08/2007
Alterado em 25/11/2016


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr