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JESUS É DEUS!?

A despeito de muitos negarem a deidade de Jesus, dizendo fundamentarem-se dentro das próprias Escrituras, muitas são as passagens bíblicas que claramente ou em mistério afirmam ser Jesus o Deus Todo Poderoso.

Em Gn. 1:26, ao propor Deus a criação do homem, Ele assim se expressou: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Nesse caso vemos que não era Ele só, mas que havia alguém com Ele, ou outras pessoas com Ele. Quem eram eles? Diz-nos a Escritura: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo. 1:1. E para que não se torça a verdade a respeito dessa afirmação, segue-se: Ele estava no princípio com Deus. Jo. 1:2 e 3. Ratifica ainda isso o versículo 10: Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu.

Comparando-se as passagens atrás mencionadas com as relativas à criação, narrado em Gênesis, temos outra confirmação da deidade de Jesus. Veja:

No princípio criou Deus os céus e a terra.  E a terra era sem forma e vazia: e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gn. 1:1-3. Como vemos na citação de João, e atrás mencionada, foi o próprio Jesus quem fez tudo. Se Ele era “o mestre de obras”, como dizem, foi à Sua ordem que tudo veio à existência, conforme o verso três de Gênesis primeiro. Confirma isso a epístola aos Hebreus, que diz: ... pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hb. 1:1, ú.parte e versículo 2.

    Falando Deus, disse: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal. Gn. 1:22, p.parte.

    Falando Deus por Isaías, disse: Eu Sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei. Is. 42:8, p.parte. Ora, se Deus não dá sua glória a outro, ou a outrem, como Ele mesmo dá testemunho de Jesus, revelando que por Ele foi feito o mundo e que sem Ele nada existiria? Em Hebreus temos outra citação que textualmente reforça isso: Filho ... o qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa. Hb. 1:1, ú.parte e 3, p.parte.

    Muitos querem colocar certas coisas relativas a Deus em regra fixa, bem como pretendem que as revelações de Deus o sejam de forma clara, alegando para isso que Deus não é Deus de confusão. Não temos dúvidas de que Deus não é Deus de confusão. Nada obstante Ele colocou as coisas nas Escrituras de formas a não serem entendidas apenas com leituras e confrontações. A prova disso está em Provérbios de Salomão, que diz: Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Pv. 2:1-5. Como vemos, existem condições e pré-condições para se alcançar a sabedoria de Deus.

    Não poucos homens têm tentado explicar as coisas constantes nas Escrituras se apoiando na palavra escrita. E por não possuírem o Espírito de Deus, tropeçam na palavra escrita. Pois a letra mata, mas o espírito vivifica.

    Analisando sem parcialidade as revelações das Escrituras, vemos que na criação estava o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. E, conforme nos diz as mesmas Escrituras, os três são um. Vejamos: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. I Jo. 5:7.

    Paulo, em sua primeira epístola a Timóteo, falando inspiradamente, diz: Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus homem. I Tm. 2:5 E João em sua primeira epístola, diz: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. I Jo. 5:20.
    Se pretendermos entender as Escrituras usando-se apenas a Hermenêutica, ciência da interpretação, nunca entenderemos ou conheceremos a Deus, já que a condição imposta por Ele requer mais que isso.

    Por exemplo, as Escrituras dizem que nunca ninguém viu a Deus. Entretanto temos uma citação escriturística que diz: E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como uma obra de pedra de safira, e como o parecer do céu na sua claridade. Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas viram a Deus, e comeram e beberam. Êx. 24:9-11.

    Para quem não entende, as Escrituras é um amontoado de asneira e contradições. Entretanto diz-nos o Senhor por Salomão: Em justiça são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma cousa tortuosa nem perversa. Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. Pv. 8:8 e 9.

    Salomão falando da morte do homem, diz: E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec. 12:7. Confrontando com At. 7:59, donde diz: E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito, concluímos que o Deus que recebe o espírito do homem na morte é o próprio Jesus.

    Disse Jó: O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. Jó 33:4. Em Gênesis lemos: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn. 2:7. Vemos aí duas coisas interessantes: primeiramente que o Espírito de Deus fez a Jó e que a inspiração do Todo Poderoso lhe deu vida. Mas se foi Jesus o mestre de obras na criação, e que também por Ele tudo existe, como se fala agora de um Espírito criador, e de uma inspiração do Todo-Poderoso?  As coisas misteriosas de Deus são reveladas aos seus servos, aos pequeninos. Depois, se é Jesus o criador, porque chama Jó de Todo-Poderoso ao criador se Ele não é, ou melhor, se Ele não fosse?

    O apóstolo Paulo, em sua segunda epístola aos Tessalônicos, fala de Cristo como Deus, vejamos: E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança… II Ts. 2:16. Cristo é chamado por Paulo de Deus e Pai, e Ele O é. E por que? Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Cl.  2:9. O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, seja tronos, seja dominações, seja principados, seja potestades, tudo foi ciado por Ele e para Ele. Cl. 1:15 e 16.

    Quando Paulo pregava o evangelho em Listra e Derbe, os homens de lá quiseram oferecer sacrifícios a eles devido a uma maravilha que Deus operou através de Paulo curando um coxo de nascença; mas Paulo os impediu e discursou para eles nos seguintes termos:

     Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles. At. 14:15.

    Outra citação sobre a deidade de Jesus está no livro de Judas, vejamos:

    Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Jd. 4.

    O apóstolo Pedro fala do espírito de Cristo como sendo o Espírito de Deus, veja:

  Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. I Pe. 1:11. Essa citação bíblica fala do Espírito de Cristo atuando num tempo anterior aos acontecimentos que houve quando da sua encarnação. Então o Espírito dele atuava já nos tempos antigos, nos profetas que predisseram o Seu sofrimento.

    Ainda na epístola a Tito escreve o apóstolo Paulo o seguinte:

    Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Tt. 2:13. Nessa citação a inspiração dada ao apóstolo chama a Cristo de Grande Deus! E no verso seguinte diz mais: O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. V. 14.

    Escrevendo aos Filipenses, Paulo assim se pronunciou: Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. Fl. 3:20 e 21.

    O capítulo primeiro da epístola aos Hebreus está repleto de testemunhos sobre o poder de Jesus, dando-lhe, inclusive, equiparação com o Pai na recepção da adoração dos anjos. Veja:

    Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hb. 1:5-6. Como se não bastasse, logo a seguir diz: Ainda quanto aos anjos diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labaredas de fogo; mas, acerca do Filho, diz: O teu trono, Ó Deus, é para todo o sempre. Versículos 7 e 8. E mais: Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão; tu, porém, permaneces. Vv. 10 e 11.

O missivista aos Hebreus faz a seguinte narrativa:

Pelo que irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão. Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. Hb. 3:1-4.

   O missivista não contradiz as Escrituras antigas, mas faz afirmações coerentes com as narrativas das Escrituras antigas e dos escritos apóstolicos. Veja a afirmação categórica: … mas o que edificou todas as coisas é Deus. Hb. 3:4. E: … tudo foi criado por Ele e para Ele. Cl. 1:16. E João, no seu evangelho:… todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Jo. 1:3.

   Nossas limitações como humanos, nos impossibilitam de entendermos com profundidade o mistério da trindade. Diz a Escritura que as coisas espirituais só entendem os espirituais. I Co. 2:15.

   É verdade que nas Escrituras antigas não se vê a expressão trindade. Dizem ser ela uma criação dos defensores do que dizem ser uma teoria.

   Devido o Israel ser criança àquela época, Deus se manifestava de forma misteriosa como único Deus. Isso, provavelmente, devido, ainda, os cultos politeístas praticados pelos povos pagãos.

   Mas já no antigo testamento, que preferimos chamar de Escrituras antigas, para que não se confunda com o velho pacto feito por Deus com o Israel nominal, temos muitas passagens que mostram a trindade atuando conjuntamente ou isoladamente.

   Jesus é chamado nessas Escrituras de:

   Miguel, o grande príncipe. Dn. 12:1.
   A Sabedoria: Pv. 8:12; I Cr. 1:24.
   Maravilhoso: Jz. 13:18 e Is. 9:6.
   Jeová-Jiré (Deus provedor) Gn. 22:14.
   El Shaday: Deus onipotente:
   Príncipe do Exército do Senhor: Js. 5:14
   Deus Forte; Pai Eterno; Príncipe da Paz: Is. 9:6.
   Eu Sou: Ex. 3:14; Jo. 18:6.
   Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó: Êx. 3:15.
   Etc. etc.

   E a nossa afirmação se baseia em tudo que já mencionamos e no que ainda vamos mencionar.
   Analisemos novamente alguns trechos de Colossenses dois.

   Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus – Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Versículos 2 e 3.

   Arraigados e sobreedificados nEle, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Versículo sete.

   Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Versículo nove.

   E estai perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade. Versículo l0.

   E quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas. Versículo l3.

   Havendo riscado a cédula que era contra vós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Versículo l4.

   Ora, mas as ordenanças não foram dadas por Deus a Moisés? E como se diz agora que eram de Cristo?

   Como vimos, num determinado momento, tanto Deus Pai como Deus Filho se fundem e se mesclam num só, posto que são um.            

   O apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios, pois a ele fora confiado o ministério dos gentios, escreveu a maioria das epistolas (cartas doutrinárias). E, nada obstante ter sido um ferrenho perseguidor dos cristãos ao início do cristianismo, foi escolhido pelo próprio Senhor, que lhe apareceu no caminho de Damasco, e o designou para ser luz dos gentios. E a escolha não poderia ter sido melhor, como ele mesmo diz: São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendências de Abraão? também eu. São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais. II Co. 11:22.

Ou ainda: Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois. At. 22:4.

E mais: Ainda que podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu, circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Fl. 3:4-6.

   Esse Paulo zeloso da lei farisaica, instruído aos pés do mestre Gamaliel, e provavelmente integrante do sinédrio, foi constituído para demolir as barreiras impostas pelo judaísmo hipócrita, e mostrar que Cristo fora instituído Juiz de vivos e de mortos. E, na sua missão, ele não contradiz os princípios fundamentais instituídos pelo próprio Deus. Tanto é que ele chama a Deus de “Único Deus”. I Tm. 1:17. E assim, aonde quer que ia, se dirigia às sinagogas e, com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras  que Jesus era o Cristo.

   Desta forma os seus ensinos são legítimos e autênticos. Posto que têm o testemunho de Cristo que o constituiu como ministro Seu, como de Deus Pai diante do qual Ele dizia que dobrava os seus joelhos.
   Ele não uma nem duas vezes foi resistido pelos judeus da circuncisão, os quais se lhe opunham, querendo negar o que se chama “O caminho”. At. 19:9.

   Nas Escrituras antigas Pai e Filho são chamados de Senhor. Veja:

Disse Davi: Diz o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Sl.  110:1. Isso significando o Pai falando ao Filho. Mas quando o Filho esteve na sua carne neste mundo, em mais de uma ocasião Ele disse ser o Senhor. Numa dessas vezes foi quando chegou a beira do poço de Jacó e pediu água à mulher samaritana. Veja:

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vêm, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. Jo. 4:21-26.

   Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João estão repletos de testemunhos onde Jesus ora eleva o Pai, ora se nivela com Ele. Veja:

Então Jesus falou: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê ao Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? Jo. 14:8 e 9.

   Outrossim, nesse mesmo capítulo encontramos muitas coisas que poderemos considerar, como: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Versículo. 21. E: Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará e viremos para ele, e faremos nele morada. Versículo 23. Ou ainda: Mas Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto tenho dito. Versículo 26.

   Outra passagem repleta de testemunho na equiparação entre o Pai e o Filho é o capítulo 15 de João. Nela Jesus se qualifica como a videira verdadeira, e diz: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Jo. 15:4-7. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamento de meu Pai, e permaneço no seu amor. Versículo 10.

   Quando Jesus estava para ser preso no monte das oliveiras, ele perguntou aos que o buscavam, a quem eles buscavam; disseram-lhe: A Jesus nazareno. Ao que Jesus respondeu: Sou Eu. Então os guardas recuaram e caíram por terra. Jo. 18:5-6. Por que? Porque esse é um dos nomes de Deus, e com o qual Ele se apresentou a Moisés na sarça ardente. Êx. 3:14-14.

   Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. At. 4:11 e 12.

   Atentemos cuidadosamente para a passagem seguinte:

Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seu coração se tornaram ao Egito. At. 7:38.

Nessa passagem diz-nos as Escrituras que “o anjo lhe falava”. E em Êx. 14:19 fala do anjo de Deus que ia diante do exército de Israel.  Esse anjo não é porventura o mesmo do qual fala Davi, dizendo: O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os livra? Vemos que Ele não fala dos anjos, mas do anjo, no singular. E esse anjo é o Senhor Deus na pessoa do Filho. Esse mesmo anjo foi o que apareceu a Josué. Js.  5:14; apareceu a Manoá, pai de Sansão, e disse ser Maravilhoso o seu nome. Jz. 13:17-22. O mesmo registrado em Isaías, que fala da encarnação do Messias.

   Quando Satanás tentou a Jesus, dizendo que se Ele fosse o Filho de Deus que se lançasse do pináculo do templo, disse-lhe Jesus: “Não tentarás ao Senhor teu Deus”. Lc. 4:9-12.

   João fala inspiradamente que são três os que testificam no céu: O Pai, a Palavra (O verbo), e o Espírito Santo; e estes três são um. I Jo.  5:7.

   Mais adiante lemos: Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. I Jo. 5:10-12.

  Outra passagem chama a Jesus claramente de Deus. Veja:

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. I Jo. 5:19-20.

Dos profetas do passado, que falaram pelo Espírito Santo, nenhum deles chegou a ousadia de Jesus em igualar-se a Deus. Apesar disso nos diz as Escrituras que devemos ter aquele mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Fl. 2:5-11. Nessa sujeição e submissão para que a Ele se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra e debaixo da terra, só se excetua aquele que é igual a Ele: o Pai.

  Analisando sem parcialidade as revelações das Escrituras vemos que na criação estava o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E, conforme nos diz as mesmas Escrituras, os três são um.

   São tantas as passagens bíblicas que igualam o Senhor Jesus ao Deus Pai, que temos até dificuldade para mostrar quando um se distingue do outro. Isso porque eles são um, e tão humildes que um glorifica o outro sem cerimônias. E, nesse aspecto, disse Jesus certa vez: Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Jo. 12:28.

  Em outra ocasião assim ele se expressou: E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.  Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai. Jo. 16:23 a 24 e 26. E: “Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar”. Jo. 16:15.  E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo. 17:5.


JESUS IGUALA-SE COM O PAI

Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer: porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá a vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Pois assim como o Pai tem a vida em i mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmo; e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão. Jo. 5:19-28.

Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a sua carne a comer? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. Jo.  6:48-58.

Ora, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Jo.  7:37-38.

JESUS: JUÍZ DE VIVOS E DE MORTOS

Inspirou o Senhor ao profeta Isaías para dizer: Porque o Senhor é o nosso juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso Rei; ele nos salvará. Is. 33:22.

E esse Rei será visto por todos, um dia. Ainda que para alguns a sua presença naquele dia será terrificante.

Diz Isaías: Os teus olhos verão o Rei na sua formosura, e verás a terra que se estende em amplidão. Is. 33:17.

E esse Senhor de quem fala Isaías é o próprio Jesus de Nazaré, veja:

A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) – esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou, concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele. Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que Ele é o que por Deus foi constituído Juiz dos vivos e dos mortos. A Ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nEle crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. At. 10:36-38, 42-43.

E por tudo que vimos atrás, concluímos que Ele não só é Deus, como o Deus Todo Poderoso mencionado em Salmos. Veja:

O poderoso, o Senhor Deus, fala e convoca a terra desde o nascer do sol até o seu ocaso. Desde Sião, a perfeição da formosura, Deus resplandece. O nosso Deus vem, e não guarda silêncio; diante dEle há um fogo devorador, e grande tormenta ao seu redor. Ele intima os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo: Congregai os meus santos aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios. Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é o Juiz. Ouve, povo meu, e eu falarei; ouve, ó Israel, e eu te protestarei: Eu Sou Deus, o teu Deus. Sl.  50:1-7.

E isso afirmamos porque em João está:

Porque o Pai a ninguém julga, mas ao Filho deu todo o juízo porque é o Filho de homem. Jo. 5:22.

JESUS: SENHOR E REI!

Mas além das citações acima, ainda há outras que falam desse Rei que reinará com graça, veja:
Eis que reinará um Rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. Is. 32:1. Mas o Senhor ali estará conosco em majestade, nesse lugar de largos rios e correntes, no qual não entrará barco a remo, nem por ele passará navio grande. Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará. Is. 33:21 e 22.

Ora, Isaías diz: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.  Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.  Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;  mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.  A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.  O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.  A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.  A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.  Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.  Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.” (Isaías 11:1-10 RA)

Diz Jeremias: Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo Rei, reinará e prosperará sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jr. 23:5 e 6.
Profetizado foi por Zacarias: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zc.  9:9.

E o doutor Lucas registrou o seu cumprimento, veja:

Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto do monte que se chama das Oliveiras, enviou dois dos discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que ninguém jamais montou; desprendei-o e trazei–o. Se alguém vos perguntar: Por que o desprendeis? Respondereis assim: O Senhor precisa dele. … Trouxeram-no, pois, a Jesus e, lançando os seus mantos sobre o jumentinho, fizeram que Jesus montasse. E, enquanto Ele ia passando, outros estendiam no caminho os seus mantos. Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Lc. 19:29-38.

E ainda, João: Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu És o Filho de Deus, tu És Rei de Israel. Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Jo. 1:49-51.


JESUS RECEBE ADORAÇÃO

Todos os servos de Deus, a partir da vinda de Jesus, o Messias, o reconheceram como tendo direito a adoração. Assim é que desde o seu nascimento Ele foi adorado. Veja:

Tendo, pois nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntaram: onde está Aquele que é nascido Rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. … E, entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mt. 2:1, 2 e 11.

À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar. Os discípulos, porém ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo. Jesus, porém imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais. … E logo que subiram para o barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus. Mt. 14:25 a 26 e 32 a 33.

E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. Importa que façamos as obras Daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. … Soube Jesus que o haviam expulsado: e achando-o, perguntou-lhe: Crê tu no Filho do homem? Respondeu ele: Quem é, senhor, para que nele creia? Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele que fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou. Jo.  9:1 a 7 e 35 a 39. E foi adorado por seus discípulos no dia da sua elevação aos céus, veja:

E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. Lc. 24:52.

Na epístola aos Hebreus, lemos: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez o mundo; sendo Ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu ser, e sustentando todas as coisas pelo poder da sua palavra, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hb. 1:1-6.

A unicidade de Jesus e Deus Pai foi manifestada desde tempos antigos, veja.

   E o Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. Zc. 14:9, 16.

E fala o Senhor por Isaías: E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. Is.  66:23.

A respeito ainda da unicidade de Deus não foram apenas os discípulos que dela falaram, mas o próprio Jesus disso falou, veja:

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conhecereis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? Jo. 14:7-10, p. parte. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Jo. 12:45. Eu e o Pai somos Um. Jo. 10:30. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. Jo. 1:18.

Com todas essas revelações fica claro aquilo que parece contradição quando dizem as Escrituras que os filhos de Israel viram a Deus, comeram e beberam na sua presença, e Ele não estendeu sua mão contra eles. Pois o Deus que podemos ver é a imagem expressa do Pai: Jesus.

“ E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.  Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” (Apocalipse 22:12-16 RA)

Obs.: Este trabalho tem o objetivo de comprovar pela bíblia que Jesus é Deus. Outros artigos fazem parte do trabalho. São eles:
O corpo de Deus
Jesus, o Senhor dos Exércitos
É Jesus o Deus Todo Poderoso?
O Anjo do Senhor
A deidade de Jesus pela escritura “Tradução Novo Mundo”
oliprest
Enviado por oliprest em 12/08/2007


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