Textos

A Fragilidade da Alma
O conceito hodierno de alma não está de acordo com as Sagradas Escrituras. Há necessidade de se atentar para o que dizem as Escrituras sobre o que a alma significa, a fim de não se presumir erroneamente e se ficar com um conceito até diabólico sobre a mesma.

Existe um conceito no meio gentio de que a alma, após a morte física, se encontra com outras almas, vai para o céu, vê tudo o que se passa nessa vida, e até cresce como se estivesse aqui.

Também no meio evangélico existe um pensamento parecido e até igual ao que os gentios têm.

Já ouvi afirmação de pregador tido como renomado, dizendo que Lázaro, o qual Jesus ressuscitou, quando morto, esteve no paraíso com Isaías, Jeremias, etc. Se assim fosse então Jesus não teria praticado uma boa ação ao trazer Lázaro de volta para este mundo de sofrimentos, só por causa da saudade que os seus familiares estavam sentindo dele. E por que Jesus teria chorado devido a morte de Lázaro se ele já estava no paraíso?

Parece que algumas passagens bíblicas têm servido de tropeço aos indoutos. Uma delas é a relativa ao episódio ocorrido na cruz, entre Jesus e um dos ladrões crucificado juntamente com ele. Devido à atitude de contrição de um dos ladrões, e porque repreendeu o outro que disse a Jesus: se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Repreendendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje: estarás comigo no paraíso. Lc. 23:39-43. Como algumas Escrituras vertem que Jesus disse: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso, tropeçam nisso, não conferindo com as outras Escrituras. Essa citação consta na versão de João Ferreira de Almeida revista e corrigida.

Conforme dizem as Escrituras, Jesus morreu e passou três dias e três noites no seio da terra. Logo Ele não foi para o céu, mas para o inferno (sepultura). Assim, Ele não podia prometer para aquele dia aquilo que Ele não podia cumprir. Outrossim, outras versões diferem na tradução. A versão de João Ferreira de Almeida revista e atualizada verte o pedido do ladrão assim: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. E a versão “Novo Mundo” verte como: Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino. Tanto faz vires no teu reino como entrares no teu reino, isso não ocorreu naquela ocasião. Pois quando Jesus ressuscitou e apareceu a uma das Maria Madalena, disse-lhe que ela não lhe tocasse pois ele não havia subido para o Seu Pai. Jo. 20:17. Se Ele houvesse passado os dias da sua morte com Seu Pai, no seu reino, não haveria necessidade dele dizer para que ela não lhe tocasse por ele ainda não ter subido ao Pai.

Por conseguinte, na revelação do Apocalipse, João ouviu uma grande voz que dizia: Agora chegada está a salvação e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do Seu Cristo. Ap. 12:10. Assim, esse reino não veio ainda. O que está dentre nós é o reino dos céus, não o de Deus.

As Escrituras falam na ressurreição dos mortos dizendo que o mar dará os seus mortos; e a morte e o inferno (sepultura) darão os mortos que neles estão; e que serão julgados cada um segundo as suas obras. Ap. 20:13. O apóstolo Paulo escreveu que todos havemos de ressuscitar, para que cada um receba o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. II Co. 5:10. Diz ainda que os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, I Ts. 4:16; que nem todos dormiremos, falando do sono da morte, mas que todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, I Co. 15:51 e 52; que os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem, I Ts. 4:15.

Na revelação do Apocalipse João viu na abertura do quinto selo as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haveriam de ser mortos como eles foram, Ap. 6:9-11.

Donde concluímos: que as almas que foram vistas tinham um corpo, pois lhes foram dadas compridas vestes brancas; que lhes fora dito que repousassem ainda um pouco de tempo; clamavam por justiça; estavam debaixo do altar, ou seja, na terra sob os céus o altar de Deus. Mas o que ele viu foram as coisas que haveriam de acontecer. Por isso aquelas almas não estavam no céu. Mas sob o altar. Ou seja, na terra sob os céus. E pediam vingança à semelhança do sangue de Abel. Portanto não tinham ainda recebido recompensa.

Diz mais as Escrituras que toda a natureza geme com dores aguardando a manifestação dos filhos de Deus. Rm. 8:22.

Vamos transcrever um trecho do que falamos sobre o tema no nosso trabalho intitulado o Espírito Santo de Deus.

“Convém frisar que ainda que se encontre em muitas literaturas e até nas Sagradas Escrituras, referências a alma como sendo a mesma coisa que espírito, isso não está correto. Os tradutores erraram ao presumirem erroneamente sobre o seu significado. E muitos, tradutores ou não, ainda erram ao afirmar ser a alma imortal, quando as Escrituras afirmam o contrário. Poucas citações bíblicas são suficientes para derrubar o conceito que postulam. Entre elas temos: a alma que pecar, essa morrerá. Ez. 18:4 e 20, p.parte.

Alma não é nada imaterial, mas o ser total, o corpo com vida. Pois ela adoece, Sl. 41:4; canta e exulta, Sl. 71:23; chora, Jr. 13:17; definha, Sl. 106:15; descansa ou repousa, Sl. 116:7; desfalece, Sl. 107:5, Dt. 28:65 e Jn. 2:7; é destruída, Js. 10:39; é ferida, Js. 10:30, 32 e 35; imagina, pensa, Pv. 23:7; jejua, Sl. 35:13; louva, Sl. 138:3; vai à sepultura, Sl. 16:10, seca, Nm. 11:6; farta-se, Sl. 53:10; é livre do seol ou sepultura, Sl. 86:13, 33:19 e 56:13; pode ser negociada ou traficada, Ap. 18:13; anda de carro, Ct. 6:12; gera outras almas, Gn. 46:22; convive com outras almas, Sl. 120:6, trabalha, Is. 53:11; etc., etc.

Para fazermos um perfeito juízo sobre o tema, há necessidade de se conhecer o correto conceito sobre espírito. Isso porque os homens têm empregado conceitos idênticos para ambos.

Portanto, citaremos aqui outra porção de um artigo que codificamos e que versa sobre espírito, o qual intitulamos “O Espírito Santo de Deus”.

“Não é de admirar, entretanto, que em alguma versão bíblica se encontre a palavra alma onde deveria ser espírito. E isso quando ocorre não está de acordo com as próprias Escrituras, que claramente nos permitem distinguir entre uma coisa e outra. Quando o erro ocorre, certamente não procede de quem escreveu como vaso usado por Deus, mas do homem que, vertendo, errou. Não foi por acaso que disse o Senhor que a pena do falso escriba a transtornou. É o caso da versão de Almeida, que diz sobre a morte de Raquel: e lhe saiu a alma, porque morreu. Gn. 35:18. Errado! O que sai da alma é o espírito, o fôlego de vida. E o intelecto ou a capacidade cognitiva, que também se traduz por espírito, se desfaz”.

O salmista escreveu: Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver. Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em sua terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Sl. 146:1-4.

A expressão do salmista: “ó minha alma” faz tropeçar os presumidos. O que ele está dizendo, é: ó meu ser total, corpo com vida, minha pessoa, louva ao Senhor. E diz mais: cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver. E isso só é possível nessa condição, enquanto houver vida, pois noutra escritura o salmista diz: Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? Sl. 6:5.

Na primeira citação atrás mencionada, o salmista afirma: Sai-lhes o espírito, e eles tornam-se em sua terra; naquele dia perecem os seus pensamentos. Sl. 146:4. O espírito do qual o salmista está falando é o fôlego de vida.

Se na morte os pensamentos dos homens perecem, então é verdade que após essa ocorrência não pode haver lembrança ou recordação de Deus.

Assim, a alma significa o ser total, o corpo com o fôlego de vida. Saindo o fôlego de vida a alma se desfaz, ficando só o corpo sem vida.

Deus ao fazer o primeiro homem, fez um corpo. Ao soprar nas suas narinas tornou-o alma vivente. Quando lhe sai esse fôlego, o espírito de vida, o homem morre, retornando esse espírito de vida a Deus que o deu. Ec. 12:7.

Quando o apóstolo Paulo pergunta inspiradamente qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está, ele fala da capacidade cognitiva e intelectual do homem, e que é capaz de conhecer o homem. E Deus se utiliza desse meio chamado de espírito do homem, para esquadrinhá-lo, veja: O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. Pv. 20:27. Tradução de Ferreira de Almeida, edição revista e atualizada. A edição revista e corrigida toma espírito como alma e verte assim: A alma do homem é a lâmpada do Senhor... Errado!

Poucas passagens bíblicas seriam necessárias para derrubar o conceito de imortalidade da alma. E uma delas é a que o Senhor diz por Ezequiel: a alma que pecar, essa morrerá. Ez. 18:4, ú.parte.

O fato de o Senhor dizer na Escritura que “como a alma do pai, também a alma do filho é minha”, isso não quer dizer que a alma do pai seja algo dissociável. É que pai é um substantivo que denota uma condição da pessoa dele, referindo-se a alguém. Assim, podemos dizer: a pessoa do pai e a pessoa do filho.

Essa linguagem não é própria do profeta, ou um estilo dele. É o próprio Deus que assim fala, pois em toda a Escritura ela é utilizada.

O Senhor fala em a sua alma chorar em oculto, Jr. 13:17. Jesus é a alma de Deus, pois Ele é a expressa imagem do pai. O Pai é Espírito, mas o Filho tem um corpo. Por isso como Ele é o veremos.

E ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar, Mt. 11:27.

A expressão “fundo da alma” no sentido de íntimo, não está de acordo com as Escrituras.
O coração tem uma memória ou consciência. Pois disse Jesus que do coração procedem os furtos, os homicídios, o ódio, a loucura da vida. Assim, ele não é a sede do amor, mas do ódio. O amor procede de Deus, e pode ser aprendido, exercitado e praticado. Quando Jesus disse amai-vos uns aos outros, Ele estava mandando cumprir aquilo que Ele havia ensinado e que corresponde ao amor.

Devido a minha alma ter ouvido e lido conceitos estranhos sobre a alma, busquei de Deus através das Escrituras obter o entendimento do que ela é. A relação a seguir pretende esclarecer quaisquer dúvidas que porventura existam sobre o que ela é e o que ela pode fazer.

Ela sente através dos sentidos:

Sente fome e sede, e pode comer e beber: Êx. 12:16; Sl. 107:9; Pv. 13:2, 25, 27:7; 19:15; Is. 29:8; Lc. 12:19.
Pode falar: Sl. 16:2; Lm. 3:24; Lc. 12:19; Ap. 6:9 e 10.
Pode ouvir: Sl. 11:1.
Pode tocar ou pegar: Jo. 6:7.

Ela tem sentimentos:

De amor: Mt. 22:37.
De alegria: Sl. 86:4.
De angústia: Sl. 107:26.
De afeiçoamento, de ligação: Gn. 44:30.
De abatimento íntimo: Sl. 42:6.
De amargura: I Sm. 1:10; Jo. 7:11, 10:1.
De apego: Sl. 63:8.
De cansaço: Pv. 25:25.
De quebrantamento: Sl. 119:20.
De desejo ou anelo: Sl. 42:1, 130:6; Pv. 21:10.
De engrandecimento ou de glória: Sl. 34:2.
De espera: Sl. 42:5, 43:5, 130:5.
De paciência: Lc. 21:19.
De perturbação: Jo. 12:27.
De rejeição: Sl. 107:19.
De tristeza: Sl. 42:5 e 11, 43:5, 119:28; Mc. 14:34.
De unanimidade: At. 4:32.

A alma também:

Adoece: Sl. 41:4.
Bendiz: Sl. 103:1, 22; 104:1.
Canta e exulta: Sl. 71:23.
Chora: Jr. 13:17.
Definha: Sl. 106:15.
Descansa ou repousa: Sl. 116:7.
Desfalece ou desmaia: Dt. 28:65; Jn. 2:7; Sl. 107:5; Jr. 4:31.
É destruída: Js. 10:39.
É ferida: Js. 10:30, 32 e 35.
É guardada: Sl. 121:7.
É livre da morte: Sl. 33:19, 56:13.
É refrigerada: Sl. 19:7, 23:3.
Engorda: Pv. 11:25.
Engrandece: Lc. 1:46.
Espera: Sl. 130:5.
Expira: Jr. 15:9.
Esvaece: Sl. 107:26.
Farta-se: Ez. 7:19.
Faz silêncio: Sl. 62:1.
Imagina ou pensa: Pv. 23:7.
Jejua: Sl. 35:13; Lc. 23:29.
Louva: Sl. 42:5.
Morre: Ez. 18:20.
Namora ou enamora-se: Gn. 34:8.
Pisa: Pv. 27:7.
Podia ser oferecida em sacrifício. Is. 53:12.
Sofre ciladas: Sl. 59:3.
Sofre violências: Sl. 35:17.
Tem força: Sl. 138:3.
Vai á sepultura: Sl. 16:10.

A alma ainda:

Adquire conhecimento: Pv. 19:2.
Amargura-se: Jo. 7:11, Jo. 10:1.
Calca aos pés: Jz. 5:21.
Clama: Jo. 24:12; Ap. 6:9 e 10.
Engana: Pv. 19:15.
Fica no cemitério: At. 2:27.
Fica triste: Sl. 119:28.
Rejeita alimento: Jó 33:20, ú.parte; Sl. 107:18.
Seca: Nm. 11:6.
Sente tédio: Jo. 10:1.
Tem consciência: Sl. 139:14.

Além disso tudo, a alma também pode ser:

Abraçada: Is. 38:17.
Amada: Pv. 19:8.
Caçada: Sl. 70:2; Ez. 13:20.
Condenada: Sl. 109:31.
Contada ou conferida: Gn. 46:15, 18, 22, 25-27.
Contaminada: Ez. 4:14.
Conquistada: Pv. 11:30.
Conservada ou preservada: Pv. 13:3; 16:17, 19:6.
Consolada: Sl. 77:2.
Cuidada: Sl. 142:4.
Desamparada: Sl. 141:8.
Desprezada: Is. 49:7.
Derramada no regaço: Lm. 2:12.
Destruída: Lv. 29:30; Js. 10:28 e 39.
Entregue às feras: Sl. 74:19.
Farta: Sl. 63:5.
Firmada ou ancorada: Hb. 6:19.
Fortalecida: Sl. 138:3.
Farta de zombarias: Sl. 123:4.
Estrangulada: Jo. 7:15.
Guardada de morrer: Tg. 5:20.
Liberta: Sl. 72:14.
Livrada: Ez. 3:19.
Livre do seol ou cemitério: Jó 33:18; Sl. 33:19, 56:13, 86:13.
Livre por outra alma: Pv. 14:25.
Morta e matar: Pv. 19:18; Mt. 16:26; Mc. 8:36.
Movida: Lm. 3:51.
Negociada ou traficada: Lv. 22:11; Ap. 18:13.
Observada: Pv. 24:12.
Oferecida em sacrifício: Is. 53:10, 12.
Penetrada por espada: Jr. 4:10.
Perseguida: Sl. 143:3; 7:5.
Perturbada: Sl. 42:5.
Presa: Sl. 142:7.
Purificada: I Pe. 1:9.
Reconhecida: Sl. 31:7.
Resgatada: Sl. 49:8; Mc. 8:37.
Restaurada: Lm. 1:16.
Santa ou santificada: I Ts. 5:23.
Salva: Sl. 72:13; I Pe. 1:19; Tg. 1:21.
Tomada como presa: Gn. 36:6.
Trabalhar: Lv. 23:30; Is. 53:11.
Traspassada por espada: Lc. 2:35.
Velada ou vigiada: Hb. 13:17.
Vista: Sl. 71:13; Ap. 6:9, 20:4.

A alma ainda pode:

Amar: Ct. 1:7, 3:1-4.
Andar de carro: Ct. 6:12.
Assentar-se na morte: Sl. 107:9 e 10.
A corrente passar sobre ela: Sl. 124:4.
Conviver com outras almas: Sl. 120:6.
Descer à cova: Jó 33:22 e 28.
Escapar: Sl. 124:7.
Expirar. Jr. 15:9.
Ficar no cemitério: At. 2:27; Sl. 16:10.
Gerar outras almas: Gn. 46:22.
Receber zombarias: Sl. 123:4.
Sofrer laços: Pv. 22:25.
Sossegar: Sl. 131:2.
Sua angústia pode ser vista: Gn. 42:21.
Subir da sepultura: Sl. 30:3.

Os animais também as possuem, veja:

“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.” (Gênesis 1:20-21 Revista e Corrigida) "E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.” (Gênesis 1:30 Revista e Corrigida)

E para fechar o rol de provas em favor da nossa argumentação sobejamente alicerçada, dizemos que a alma tem sangue, veja:

“Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não cavei para o achar, pois se vê em todas estas cousas”. Jr. 2:34. (Jeremias 2:34 Revista e Corrigida)

Vimos, assim, que a alma
é esse frágil ser que somos
que sofre e que ama
que canta e que morre.

Ser simples e complexo!
Corpo com vida e cognição
Mas que as vezes é sem nexo
Para quem especula sem razão.

Bibliografia: Usamos várias versões bíblicas, como a editada pela editora Juerp/Casa Publicadora; Bíblia em CD-ROM versão Shammah, da Bertoline; versão revista e corrigida, da Sociedade Bíblica do Brasil. Isso não segundo a nossa conveniência, mas devido não estarmos sempre com uma mesma em mãos sempre que precisávamos consultar para compor o presente trabalho, o qual elaborei estando em diversos lugares.

Oli Prestes
Missionário

(093) 99190-6406

oliprest
Enviado por oliprest em 17/08/2007
Alterado em 08/07/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr