Textos

UM POUCO AQUI, UM MPOUCO ALI

Uma das condições impostas por Deus para se alcançar a sabedoria dele, é buscá-la como se busca a prata, e como a tesouros escondidos se procurar. Pv. 2:1-6. E essa busca, além de outros pré-requisitos requeridos e manifestos na Sua palavra, tem de ser conforme Ele revelou por Isaías: Um pouco aqui, um pouco ali. Is. 28:10, ú.parte.

Por isso também, deixou Deus a Sua revelação fragmentada nas  Escrituras, para que ela fosse buscada e reunida como quem quer compor um diagrama com peças de “quebra cabeça”, e vai buscando as partes e encaixando-as no devido lugar até que consiga formar o todo, harmônico e compreensível.

Essa é a razão porque temos no conjunto chamado “Novo Testamento”, quatro historiadores: Mateus, marcos, Lucas e João, que contam quase que as mesmas histórias, mas como que transmitindo segundo as impressões de cada um.

Mas, considerando que toda a Escritura é divinamente inspirada, e que homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo, temos que aceitar que elas, as Escrituras, nesse aspecto, estão ou foram arranjadas, organizadas, de acordo com a vontade de Deus, para cumprir o Seu objetivo; qual seja: que os interessados busquem, mediante o pré-requisito, a fim de poderem compreender a largura, a altura, a profundidade e o comprimento. Ef. 3:18.

A sabedoria é a coisa principal. Mas não a sabedoria deste mundo que se aniquila. Porém a verdadeira sabedoria. Porque a sabedoria deste mundo é loucura para Deus.

Comparando as narrativas feitas pelos evangelistas ao início do “Novo Testamento”, verificamos que sempre é feito um acréscimo, que vem a enriquecer e completar aquilo que o outro escreveu. Não existe contradição, mas complementação, além de testemunho, dando-nos a certeza da veracidade e autenticidade do narrado.

É o caso do episódio em que os familiares de Jesus o procuraram quando ele exercia o Seu ministério. Veja:

Diz Marcos: Chegaram então seus irmãos e sua mãe; e, estando de fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E Ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Mc. 3:31-35.

Sobre o mesmo episódio escreveu Mateus: E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mt. 12:46-50.

E Lucas registra assim a ocorrência:

E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não puderam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Lc. 8:19-21.

Parece não haver nada de mais entre uma e outra narrativa, mas há. Veja:

Em Marcos consta que Jesus, ao se avisado de que sua mãe e seus irmãos estavam lá fora e o procuravam, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Levando a pensar-se que ele se referia à multidão que o cercava. Entretanto Mateus disse que ele estendeu a sua mão para os seus discípulos ao fazer a afirmação de quem era a sua família.

Outrossim, Marcos registrou a conclusão de Jesus assim: Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. Enquanto que Mateus escreveu: Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mas Lucas, disse: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Nesse episódio, além de Jesus demonstrar quem são os seus verdadeiros familiares, coloca essa família, os irmãos em Cristo, em destaque. Também diz que a vontade de Deus ou de Seu Pai são conhecidas através da Sua palavra, que são como Ele mesmo: o Verbo (a palavra de ação) de Deus. Por isso diz a Escritura: Quem é de Deus ouve a palavra de Deus, que é Jesus, e representativamente, os seus mandamentos.

Entre nessa família! Ouça e execute a palavra de Deus!
oliprest
Enviado por oliprest em 24/08/2007


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr