Textos

POVO DE DEUS, UM POVO LOUCO

Deveras o meu povo está louco, já não me conhecem; são filhos néscios, e não entendidos; sábios são para o mal fazer, mas para o bem fazer nada sabem. Jr. 4:22.

Já desde o tempo do povo de Israel, povo constituído por Deus como seu, que Deus, através dos seus servos, os profetas, denuncia um povo também seu, que permeia o Israel de Deus, mas que é rebelde.

Aliás, até antes do povo de Israel, houve entre o povo de Deus aqueles que se desviaram das suas ordenanças, razão porque veio o dilúvio sobre a terra: os filhos de Deus se uniram em matrimônio às filhas dos homens. Gn. 6:1-3.

Mesmo após a separação e constituição de Israel como nação santa e povo escolhido, houve no seu meio um povo obstinado, recalcitrante e, portanto prevaricador. Com relação a ele, falou Deus através dos profetas, ora dando testemunho do que permaneceu fiel, ora denunciado o infiel.

O Israel fiel, também chamado de Israel segundo o espírito, é representado e simbolizado por Isaque; o filho de Abraão segundo a carne, é simbolizado por Ismael, o filho de Abraão e Agar, a serva deste, dado por Sara para ele por mulher para que gerasse em seu lugar, já que ela era estéril. Gn. 16 a 21.

Essa simbologia é explicada pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos Gálatas 4:21-31.

Mas por que essa discriminação?

Porque Deus ao escolher e constituir a Israel como povo e nação, Ele lhe deu leis, mandamentos, estatutos, preceitos, ordenanças, testemunhos e juízos; fez com ele pacto e lhe disse: filhos sois do Senhor. Sede santo como Eu Sou santo. Lv. 11:45 e Dt. 14:1.

Aquela época havia doze tribos descendentes dos doze filhos de Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. Devido essas tribos terem se apartado de seguir a Deus, dez delas foram rejeitadas e estabeleceram a Jeroboão, ex-servo de Salomão, como rei sobre si, e a Samaria como capital desse reino.
Entretanto, cumprindo uma promessa feita à Davi ao tempo em que foi rei sobre o povo de Israel, Deus manteve a tribo de Benjamim e Judá fieis a casa de Davi, seu servo, donde provém o chamado povo judeu.

Após a rejeição do Israel nominal como povo escolhido, e a abertura da porta da graça a todos os povos, estes também passaram a pertencer ao povo de Israel, fazendo parte, ou melhor, tendo parte nos concertos e promessas feitas por Deus ao antigo povo de Israel.

Semelhantemente o povo de Deus da atualidade, já que simbolizado pelo Israel nominal, recebeu também os direitos e deveres, e por conseguinte, as críticas a que fez jus o Israel nominal. Está, portanto, obrigado às leis, mandamentos, preceitos, ordenanças, estatutos, testemunhos e juízos. E por causa da transgressão a esses princípios constituídos por Deus, recebem agora, também, as repreensões e críticas que merecem, antes dos juízos previstos, também.

Assim, também é para nós o que diz o Senhor por Jeremias: Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente de seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. Jr. 3:20.
E como tem sido esse apartar-se?

Teus filhos me deixaram a mim e juram pelos que não são deuses; depois de eu os ter fartado, e em casa de meretrizes se ajuntam em bandos. Jr. 5:7. Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à  mulher do seu companheiro .Deixaria eu de castigar estas cousas, diz o Senhor, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta? Jr. 5:7-9.

Porque ímpios se acham entre o meu povo: cada um anda espiando, como se acaçapam os passarinhos; armam laços perniciosos, com que prendem os homens. Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; por isso se engrandecem e enriquecem. Engordam-se, alisam-se, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos, para que eles prosperem; nem julgam o direito dos necessitados. Jr. 5:26-28.

A quem falarei e testemunharei, para que ouça? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do senhor é para eles cousa vergonhosa; não gostam dela. Jr. 6-10. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. Jr. 6-13.

Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio feito dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, rejeitam a minha lei. Jr. 6:19.

Eu porém, disse: Deveras estes são uns pobres: são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, e falarei com eles: porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes de comum acordo quebraram o jugo e romperam as ataduras. Jr. 6:4-5.

Porventura envergonham-se de cometer abominação? pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que cousa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem e tropeçarão no tempo em que eu os visitar, diz o Senhor. Jr. 8:12. (...) por que todos eles são adúlteros, e um bando de aleivosos. E estendem a sua língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia, e a mim me não conhecem, diz o Senhor. Jr. 9:3. Guardai-vos cada um do seu amigo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o amigo anda caluniando. E zombará cada um do seu próximo e não falam a verdade: ensinam a sua língua a falar a mentira; andam se cansando em obrar perversamente. A tua habitação está no meio do engano: pelo engano recusam conhecer-me, diz o Senhor. Jr. 9:4-6.

Quem é o homem sábio, que entenda isto? e a quem falou a boca do Senhor, para que o possa anunciar? por que razão pereceu a terra, e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela? E disse o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante  a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela. Jr. 9:12-13.

Assim diz o Senhor dos Exércitos o Deus de Israel: melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Jr. 7:3. Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? Jr. 7:9-10.

Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para adiante. Jr. 7:23 e 24.

Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. Jr. 7:26.

E lhes dirás: Uma gente é esta que não dá ouvidos à voz do Senhor seu Deus e não aceita a correção: já pereceu a verdade, e se arrancou da sua boca. Jr. 7:28.
oliprest
Enviado por oliprest em 24/08/2007


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr