Textos

SEPÚLCROS CAIADOS

Essa expressão dita por Jesus, é de grande sapiência. E foi manifesta devido ao procedimento dos homens religiosos da sua época. Eles pintavam e ornavam os sepulcros para lhes dar boa aparência, mas o interior estava cheio de ossos de mortos e de fedor. E Jesus disse que aqueles homens se assemelhavam a sepulcros. Pois tinham excessivo cuidado com as suas aparências, mas os seus interiores estavam cheios de coisas más.

Hoje não é diferente. Os homens, especialmente as mulheres, têm excessivo cuidado com unhas, cabelos, sobrancelhas, beiços; vestuários, calçados; pisos de casas, fachadas; arrumação e aparência delas, chegando a preferi-las às coisas de mais importância, como saúde, alimento, paz, etc.

Elas se banham todos os dias; buscam manter uma aparência bem cuidada, para dar a impressão de serem higiênicas, mas essa atitude esconde fraquezas, vicissitudes, intolerância, frustrações, etc. E o pior é que reprovam a outros que não se igualam a elas. Chegam a se orgulhar de serem como são e reprovam os que não são assim. Parece ser uma forma de compensar aquilo que escondem e que suja suas vidas.

Quem vê uma delas bem cuidada, a julgar pela sua aparência, pode considerá-la altruísta, organizada e equilibrada. Mas na prática não é. Essas pessoas, quase sempre, são mesquinhas, egoístas, impacientes, intransigentes, mal-humoradas, cobiçosas, relaxadas com as coisas que deveriam dar redobrada atenção: a busca do reino de Deus e a sua justiça.

Quando recebem uma visita que não esperavam, dizem para ela não reparar na falta de arrumação do lar. E quando esperam receber alguém, se esforçam para arrumar as suas casas para bem impressionar.

Essas pessoas são tensas, preocupadas, mas não com o mais importante e sim com o menos importante. Elas são exigentes, e não permitem nem que suas crianças tenham mais liberdade de brincar em suas casas a fim de não deixarem brinquedos pelo chão. Também se impacientam quando vêem as crianças comendo e se sujando. Obrigam as crianças a tomarem banho diariamente, mesmo quando elas não se sentem dispostas a isso, e que mantenham suas aparências bem limpas, com os pés calçados, etc. Mas os seus próprios pés estão descalços da botas do evangelho da paz. Se assemelham a Marta quando Jesus chegou em sua casa: ansiosa com coisas temporais, e que não são as mais importantes. Chegam a censurar aqueles que não fazem assim: que não se banham todos os dias. Atribuem a eles imundícia. Não vêem que pior é o estado dos seus corações.

Não foi por caso que disse Jesus: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do corpo e do prato, mas por dentro estão cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do corpo, para que também o exterior se torne limpo. Mt. 23:25 e 26.

Entre os religiosos encontramos aqueles dos quais disse Jesus: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque edificais os sepulcros dos profetas mortos, mas rejeitam os profetas vivos, porque a palavra destes lhes parece dura e as profecias destes não lhes dizem o que lhes agradam. Esses não servem os profetas quando em vida, mas se enganam quando querem e enfeitam os seus caixões ou as suas sepulturas. Deveriam fazer o que foi ordenado quando fossem consultar o profeta: que não fossem de mãos vazias. Mas os profetas não foram honrados nesse mister quando em vida. E agora, mortos, recebem o que de nada lhes aproveita: os cuidados com os seus túmulos.

A ansiedade dessas pessoas lhes causa tropeços, pois não podem esperar findar o sábado para lavarem seus utensílios, já que não suportam vê-los sujos e nem suas pias cheias deles.

Portanto, disse Jesus: eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade. Mt. 23:35.
oliprest
Enviado por oliprest em 27/08/2007


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr