VALORES AGREGAGOS
Fala-se hoje de valores que podem ser agregados aos produtos, tornando-os preferíveis a outros, ainda que estes possuam a mesma qualidade aparente.
Nós também vamos falar de valores que podem ser agregados aos servos e filhos de Deus, bem como, particularmente às mulheres, enriquecendo-as.
Ainda que todos sejamos iguais diante de Deus como seus filhos, é possível adquirirmos valores que podem nos enriquecer e nos distinguir.
Quando alguém vai comprar um bem móvel, procura ver as qualidades em função do preço. E se existem vários bens sendo oferecidos por um mesmo valor, o comprador procura aquele que ofereça certas vantagens que o possa distinguir, ou que lhe possibilitem condições mais satisfatórias.
Exemplo: Quem procura um carro para comprar. Se ele encontra vários carros do mesmo ano, nas mesmas condições de comercialização, iguais de lataria e motor, o comprador então busca outras vantagens, como: opcionais, rádio, toca-fitas, ar-condicionado, alarme, etc. Mas além desses valores, podem existir ainda outros, como: O carro não ter sido de praça; ter sido de um só dono; ter rodado pouco; ser carro de mulher; que éconsiderada cuidadosa, etc. Mas podem também ter ainda outros valores, subjetivos, como: ter pertencido a alguma pessoa famosa, ou ser de uma série especial, ter sido produzido em quantidade reduzida, ser importado, ser de marca famosa, etc.
Assim, também, alguém pode ter valores considerados positivos e que lhe distinga dos demais.
Exemplo: Uma mulher é uma mulher. Mas uma mulher nunca é igual à outra mulher. Assim, pra quem busca uma mulher para sua esposa, vai considerar aquilo que para ele deve ser considerado como principal. Os valores que ela possui. Como: Escolaridade, idade, maturidade, condições físicas e psíquicas, condição sócio-econômica, relacionamento familiar. Mas existem outras coisas que, apesar de serem de pouca importância, tem sido consideradas positivas e até prioritárias por alguns, e que podem ser: cabelos, cor, olhos, bustos, pernas, mãos, altura, etc.
Entretanto existem valores que poderíamos chamar de valores agregados, e que devem ser considerados já que são altamente positivos.
Diz a Escritura: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Quais seriam esses valores?
Outra Escritura diz: Vós, mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como Sara que chamava a Abraão de Senhor, da qual sois filhas, se não tiverdes nenhum temor. Outra Escritura fala de mulher de espírito manso e tranqüilo que é precioso diante do Senhor. Veja que as Sagradas Escrituras não falam de mulher, branca, loura, morena; alta ou baixa; magra ou gorda. Mas fala de mansidão e tranqüilidade, dizendo que isso éprecioso diante de Deus. Isso seria valor agregado que deve ser considerado numa mulher, já que todas podem servir para o mesmo fim, qual seja: ser esposa, companheira, dona de casa, senhora, etc.
Esses valores mencionados pelas Escrituras deveriam ser os principais, e os considerados antes que outros. Pois aquele que fez o homem sabe o que é bom e o que é positivo não só para ele como para aqueles que são seus filhos.
Mas alguém diria: Quem muito escolhe, acaba sem nada. Nesse caso é melhor não confiar em si mesmo, muito menos na vista, já que ela é enganosa, mas sim naquele que conhece o fim desde o princípio. Pois diz a Escritura que a boa esposa vem do Senhor.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/09/2007