CORRENDO PRA ALCANÇAR
Paulo escreveu que muitos correm no estádio, mas que só um leva o prêmio. Disse ainda: “Correi de tal maneira que alcanceis”! Pois só é coroado o que corre segundo a regra. Assim, se não existe louro para todos, tenho que correr para ser o primeiro a chegar. Porque outros poderão chegar, mas não sendo no tempo previsto, e segundo as regras, poderão encontrar a porta fechada.
Alguém me contou um sonho que teve, onde ele estava como num calabouço com várias portas, ou melhor, grades móveis, até a saída. E elas estavam sendo fechadas no sentido vertical, de cima para baixo, de dentro para fora. E ele estava correndo desesperadamente para transpor o limiar de cada uma delas, antes que se fechassem rápida e violentamente. E ele via a grade à sua frente descendo estrondosamente, enquanto ele corria pondo todo esforço para transpô-la antes que ela lhe vedasse a passagem. Numa das vezes, mal ele tinha transposto o limiar de uma delas, ele ouviu o estrondo dela sendo fechada às suas costas.
Bem, as portas podem ser comparadas a metas que temos que cumprir antes que outras, e umas após outras, como numa maratona. E o pior é que não conhecemos o tempo que nos resta e nem o que ainda virá como parte da maratona, muito menos se já temos cumprido as etapas anteriores com sucesso ou de acordo com as regras pré-estabelecidas. Sabemos que muitos já sucumbiram devido a regra ser clara e imutável, que diz: “Quem sem lei pecar, sem lei perecerá!”. Rm. 2:12. p.parte. Outros, por se sentirem impotentes diante do rigor das regas, preferem ignorá-las esquecendo-se da outra escritura que diz: “Quem pela lei pecar, pela lei será julgado”. Rm. 2:12. ú.parte. E que os simples ouvidores da lei não são justos, mas os cumpridores da lei serão justificados. Rm. 2:13. Assim, mesmo os que não tomarem conhecimento das regras, ou seja, da lei, não poderão alegar isso em seus benefícios. Porque quem não tem lei, para si mesmo é lei. Porque a lei gravada em seu coração dá testemunho a seu favor ou contra ele, absolvendo-o ou condenando-o no dia em que Deus revelar os segredos dos corações dos homens. Rm. 2:14 e 15. Sendo as suas consciências testemunhas disso para eles. Por isso, diz: ai daquele que esconde bem o seu propósito maligno em seu coração! Is. 29:15.
Eu não devo ignorar que a graça, ou seja, o favor imerecido de Deus, está abundando para comigo, mas que ela reina pela justiça, ou os mandamentos, que são a justiça de Deus. Rm. 5:21 e Sl. 119:172. Que o amor a mim mostrado é uma das regras, e que corresponde à observância dos mandamentos. Por conseguinte, diz: “Quem me separará desse amor? ”Fome , espada, anjos, potestades? Rm. 8:35 e 37-38. E diz que nenhuma dessas coisas me pode impedir de guardar ou cumprir as regras pré-estabelecidas para mim pelo meu senhor, qual seja: guardar os mandamentos do mestre, que é a minha prova de amor para com ele, que disse: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. Jo. 14:15.
oliprest
Enviado por oliprest em 04/09/2007