Textos

Charlatanismo
Charlatanismo

No passado, Deus falou sobre o fato de o povo dele estar sendo curado superficialmente. Jr. 6:14. Isso ainda acontece hoje? Como isso ocorre?

Quando o mal que aflige uma pessoa é desconhecido de um médico, ele, para minorar o sofrimento do seu paciente, pode aplicar-lhe ou prescrever-lhe um remédio paliativo. Isso quer dizer que não é um remédio que resolva o problema causado por aquela enfermidade, mas que vai abrandar o seu sofrimento.

Isso também pode acontecer na esfera espiritual e religiosa. Há pretensos pastores pretendendo exorcisar males que acometem seus seguidores com frases de efeito e com palavras mágicas, bem como usando expediente fraudulento que visa os seus interesses econômico financeiro. Alguns usam mídias de autoajuda; outros, rezas; outros, mantras; outros, água benta; banhos de folhas; outros são orientados a repreender um mal; outro,  a adquirir fitas para os pulsos, chaves da qual dizem ser da fortuna, da felicidade; réplicas de tijolo; vassoura para varrer o mal da sua casa, e por aí vai. Tem também “óleo ungido”, anéis com o nome do mestre dos cristãos, réplica de mezuzá; de imagem simbolizando os dez mandamentos, imagem de templo religioso, etc. São tantas bobagens, que fica até difícil enumerá-las.

Que vantagem pode existir nessas coisas? Nenhuma. São artifícios ardilosos usados por homens charlatães privados da verdade, os quais se aproveitam da ingenuidade e falta de conhecimento das pessoas para lhes seduzir a fazer coisas bobas, afirmando que obterão resultado favorável para as suas necessidades.

É assim que várias dessas organizações têm enriquecido. Como já disse alguém, “ai dos sabidos se não fosse os bestas”.

A coisa principal que Deus exige para saúde, segurança, proteção, santidade, bênção, etc., não é dito, ou, quando dizem, o fazem com ressalvas e fazendo acepção de pessoas, tipo: isso é para judeus, aquilo para gentios ou pagãos, ou goyn. Mesmo os judeus usam a réplica que vendem para judeus e réplica que vendem para gentios. Porque, para aqueles, deve ser o que é tido por original e santo, enquanto que, para os demais, não.

“E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.” Jr. 6:14.

E, assim, fazem negócios com as coisas que deveriam ser santas (separadas), e não melhoram em nada a condição espiritual do povo que deveria ser de Deus, mas que, por não conhecer os pré-requisitos impostos por Deus em Dt. 28:1 e Pv. 2:1-5, sofrem as maldições previstas em Dt. 28:15 a 68.

Manaus-Am, 04/05/2019.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 04/05/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr