Textos

Um profeta possuído?
Um profeta possuído?

Seria possível que um profeta fosse possuído por um espírito mau? Como isso poderia acontecer, se é que é possível? Vejamos.

Conforme já dissemos em outro trabalho que codificamos e intitulamos de "Falsos profetas", um profeta é um vaso usado por Deus para trazer informações sobre o passado, o presente ou o futuro. Mas que isso não quer dizer que Deus esteja nele ou que ele seja santo na acepção plena de santo. Deus usa quem quer e como quer.

Saul foi um profeta, e foi usado por Deus para profetizar mesmo antes de se ter tornado rei de Israel. 1 Sm. 10:11.

Entretanto, após se ter desviado de cumprir o que Deus lhe determinou, um espírito mau o atormentava, veja:

E o espírito do Senhor se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau da parte do Senhor. 1 Sm. 16:14.

Nesse texto diz que um espírito mau da parte do Senhor o atormentava.

Mas, mesmo nesse estado, ele ainda profetizou, pois, quando ele foi em busca de prender Davi, o Espírito do Senhor se apoderou dele que profetizou. Veja:

Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. 1 Sm. 19:23.

Mas como é possível que Deus mande que um espírito mau assedie ou possua alguém por ordem de Deus?

Bem, Saul era ungido por Deus rei sobre Israel. Então um mau espírito só poderia se apoderar dele se Deus permitisse.

Outrossim, quando alguém rejeita "A Verdade de Deus", o Decálogo, Ele o entrega a operação do erro. Veja:

E com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira. II Ts. 2:10 e 11.

Também quando há rejeição do conhecimento de Deus, conforme I Jo. 2:3, ou seja, desobediência aos seus mandamentos, Deus entrega a um espírito devasso ou a uma predisposição mental reprovável, conforme a tradução. Veja:

Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23. e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25. pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26. Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27. semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes. Rm. 1:21 a 28.

Portanto, é possível que um profeta venha a ter ou apresentar dupla personalidade ou distúrbio bipolar pelas razões alencadas.

Manaus-Am, 26/09/2019

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 27/09/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr