Textos

A morte pode ser um grande problema para vivos
A morte pode ser um grande problema para vivos

Será que a morte é solução ou problema? O fim de alguém pode acarretar benefícios ou prejuízos para os que estavam ligados a ele e que ficaram vivendo aqui. Morrer é bom ou ruim? Vejamos.

Muitos escritores de romances optaram pela morte de personagens que foram atores principais, para por fim a trama idealizada nos seus romances ou novelas.

E creio que isso influenciou muitas pessoas a optarem pela morte sua ou de outrem, pensando que com isso a solução estaria dada. Mas se enganaram. Porque não levaram em consideração o que se segue à morte. Os problemas que ficam pendentes e que podem durar décadas, trazendo muitos problemas e tristezas, bem como desapontamento para aqueles que ficaram.

Muitas pessoas que morreram prematuramente deixaram enormes problemas para os seus familiares. Impostos não pagos, contratos e acordos não cumpridos ou pendentes de realização, além de débitos com fornecedores, contas em Bancos, as quais precisavam ser usadas para pagamento dos débitos, enfim.

Além desses, outros que foram descobertos com a morte, como ligações afetivas com formalização cartorária e tudo, envolvendo diversas pessoas, as quais reinvindicaram direitos sobre os bens deixados pelo falecido.

Houve quem tenha chorado o morto e, depois do que descobriu sobre ele, o ter amaldiçoado.

Mas não só para os vivos pode ser problema a morte de alguém, senão para ele mesmo, que terá que prestar contas dos seus atos praticados enquanto estava vivo e que não foram passados a limpo.

Donos de grande patrimônio, após morrerem acarretaram muitas dificuldades para outros que ficaram.

Até a causa mortis do falecido pode trazer um grande problema para aqueles que ficam e que estão incumbidos de dar satisfação para a sociedade a qual ele pertencia.

Há também aqueles que abreviam os dias de pais e cônjuges para entrar na posse de bens, e que são descobertos e têm que responder por isso, ficando dezenas de anos reclusos.

Sem contar os casos em que mamdantários de países são mortos a mando se outros governantes, gerando ódio e vingança por isso, e levando à morte muitos que nada tinham a ver com o episódio, mas que foram vítimas de vingança.

Portanto, a morte não é solução nem para quem morre nem para quem fica ou lhe sucede.

Manaus-Am, 20/01/2020

Oli Prestes
Missinário
oliprest
Enviado por oliprest em 20/01/2020
Alterado em 05/04/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr