Textos

A minha igreja
A minha igreja

Qual é a sua igreja, se é que você tem uma? Acaso a sua igreja também é a de Cristo? Ou acaso a sua igreja é do seu pastor?

Bem, igreja é uma palavra que tem origem no grego, "Ekklésía", significando assembleia de fiéis.
Entretanto, atualmente ela tem sido empregada para definir uma organização religiosa e também lugar onde se reúnem os adéptos seguidores de um líder religioso, o qual se diz enviado de Deus para guiar as pessoas para Ele.

E, assim, elas recebem nomes pelas quais passaram a ser chamadas e conhecidas. Então, quando alguém quer saber a que grupo religioso alguém pertence, pergunta: "qual a sua igreja"? E em resposta obtém o nome da organização a que pertence. E isso também leva a pessoa a relacionar a tal organização religiosa ao seu líder fundador.

Aqui no Brasil são conhecidos os donos de algumas delas, que estão sob os holofotes da mídia televisiva, porque eles também são donos de canais de televisão ou têm muita audiência nesse meio de divulgação.

Por esse motivo são tidos como eminentes e muito importantes no meio religioso tido como cristão.

E é fato sabido e notório que eles foram os responsáveis pela formação e implantação dessas "igrejas". Normalmente são dissidentes de outras "igrejas". Dissidência por conflitos de interesses, ou por falta de oportunidade para ser o líder principal, já que os seus primeiros organizadores manipulam as assembléias constituintes a fim de permanecerem como os principais dos rebanhos. Acabam fazendo delas suas propriedades, as quais passam de pai para filho, neto, bisneto, enfim.

Quem não sabe que a organização religiosa "Deus é amor" pertence ao clã de Davi Miranda? Ou as "Assembleia de Deus" pertence ao clã dos Câmaras?

Muitas outras "igrejas", milhares mesmo, são "balcão de negócios" de uma família.

E há organização religiosa que usa expressões que lhes servem como frase de efeito e também marketing, como: "Igreja Universal do reino de Deus", Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias", "A igreja da Verdade", "Igreja da Graça", etc.

E todas têm dono e proprietário. Tanto é que quando alguém se refere a alguma delas, dizem: "a igreja do homem do chapéu", ou a igreja do Edir Macedo, ou a igreja do R. R. Soares, ou a igreja do Malafaia. Etc…

Paulo, ao escrever às igrejas que ele fundou, dizia: "a igreja que está na tua casa", e não a igreja de fulano ou de beltrano.

Jesus morreu pela sua igreja e voltará para levá-la para si. Mas esses líderes não deram a vida deles por suas igrejas, porque o bom pastor quer "o bem das suas ovelhas", mas o mau pastor quer "os bens das ovelhas".

Portanto, qual é a sua igreja?

Manaus-Am, 07/04/2020

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 07/04/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr