Textos

Não te deixarei nem te desampararei
Não te deixarei nem te desampararei

Deus tem feito muitas promessas ao seu povo e individualmente a alguns desse povo. E algumas dessas promessas têm sido usadas por alguns como se elas fossem dirigidas para eles. Isso é correto?

Deus disse a Josué após a morte de Moisés: "... não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso... Tão somente sê forte e mui corajoso. Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes. Js. 1:5, 6 e 9.

Essas promessas, feitas diretamente para Josué, têm sido revindicadas por alguns e dirigidas a outros, embora Deus não tenha falado isso para outro. Também não é citado as condições exigidas por Deus para que ele fosse continuamente com Josué, a saber: "ter o cuidado de fazer tudo conforme a lei que Moisés ordenou para Josué, não se apartando do livro da lei, mas meditando nele noite e dia". Js. 1:8.

Por conseguinte, no capítulo 28 de Deuteronômio, Deus faz também muitas promessas, tanto de bênçãos como de maldições ao seu povo. Mas as bênçãos foram condicionadas à obediência aos Mandamentos dele. Assim como a constituição de povo santo, Dt. 28:9. E promessas de maldições pela transgressão dos mandamentos. Vc 15 em diante.

Outros, dizem "Tenha fé". Como se esta fosse confiança de que o que lhe é prometido se cumprirá, independentemente do cumprimento dos pré-requisitos determinados por Ele para isso.

E assim vão enganando muitos desavisados que não conferem com os registros bíblicos.

Nestes dias turbulentos da pandemia do Covid-19, muitas promessas têm sido feitas indiscriminadamente para outros sobre proteção invocando a promessa constante do salmo 91, onde diz: "Nem um mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda". Sem, entretando, falar das razões ali expostas, como: porque me amou, ou conheceu o meu nome". E, nesse caso, pensam que o nome é uma palavra designativa de Deus, embora Ele tenha trezentos e sessenta e cinco nomes. Sugiro ler o meu texto "Um nome sobre todo nome" publicado em http://www.recantodasletras.vom.br.

Portanto, se acautele e não dê ouvidos a bobagens que são ditas e que têm enganado a muitos desavisados.

Manaus-Am, 02/12/2020

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/05/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr