Textos

Provas e lutas
Provas e lutas

Que são provas e que são lutas? Como podemos ser provados por Deus e demonstramos fé e confiança nele? Vejamos.

Nessa vida e durante a nossa caminhada como cristãos, passamos por muitas lutas e também provas. E muitos de nós sucubem por falta de consciência de que o que está acontecendo tem um objetivo, que pode ser testar a nossa fé ou ver o nosso grau de maturidade espiritual.
E essas lutas e provas precisam ser conhecidas a fim de que sejamos aprovados depois de provados.

Mas um problema é que nessa prova de vida, é diferente da escola secular, onde o professor avisa: "amanhã teremos prova".
Nesta somos avisados na fase de doutrinação, o que muitos não têm, por falta de cuidado dos seus líderes ou por falta de dedicação na busca através do estudo bíblico, meditação e oração. Alguns, acreditando que por estar vinculado a uma organização religiosa ("igreja"), não precisa se dedicar ao aprendizado metódico e sistemático da doutrina bíblica.

E como essas provas vêm?

Alguém que nos vem em falta do necessário, a fim de testar o nosso amor ao próximo; a possibilidade de nos escusarmos de pagar uma dívida, apesar de podermos; a opção de pagar os impostos e tributos exigidos por lei, embora nem sempre justa, e que podemos optar por não pagar; a possibilidade de consumir a energia sem ônus, onerando os demais consumidores e causando prejuízo à empresa fornecedora; um assédio afetivo em um momento de conflito conjugal ou outra ocasião qualquer; falta do cotidiano para provar nossa confiança em Deus; redução do salário para provar nossa fidelidade para com Ele; perda do emprego, para testar se estamos confiantes na promessa "não te deixarei nem te desampararei"; paciência em um momento de perturbação por um assédio de alguém que não nos quer bem ou não nos é amigável; perseguição nas mais variadas formas, como no trabalho, por vizinhos, por parentes, por falsos irmãos, etc…

Quando Deus permitiu que o Satanás assediasse Jó, Deus não avisou a Jó. Ele apenas permitiu, porque Ele sabia do temor de Jó a Ele. E Jó foi provado e saiu aprovado. E isso ficou para o nosso exemplo.

Nem sempre o que dizem ser provas devemos contabilizar como tal. As vezes passamos por lutas mesmo. Contra a carne, a nossa mesmo; contra as adversidades da vida; contra obstáculos corriqueiros que acontecem com todos os humanos, enfim.

Então vigiemos, pois amanhã pode haver provas. Lembremos que se não formos aprovados, não receberemos o prêmio previsto para os vencedores.

Manaus-Am, 21/10/20

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 21/10/2020
Alterado em 28/11/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr