Textos

A gorda é mais gostosa
O ser humano tem a sua preferência. Mas tem coisas que são melhores por algum motivo. E sei que não é sem razão.

Feira é lugar onde se ouve de tudo, e também onde a gente precisa ficar com um olho no peixe e outro no gato. Porque o vendedor está sempre promovendo a fruta que vende. "A laranja é um mel de tão doce". Venha madame, "hoje você pode encher o carrinho pagando só um pouquinho".

Assim, foi possível ouvir que "a gorda é mais gostosa". E aí foi preciso ficar atento para saber quem era "a gorda".

Então eu descobri que ela era preferida e com razão. E a característica dela não é perceptível aos olhos. Só quem é entendido no assunto pode distinguir visualmente aquilo que vai agradar o paladar.

Falo da "pupunha". Uma fruta de uma palmeira que só tem no norte do Brasil. Ela é muito apreciada por muitos. Mas a preferível é a que tem gordura na polpa. É muito mais saborosa. Por isso é mais cara.

Na hora de comprar, sempre há quem pergunte para o vendedor se ela é "da boa", o qual não diz que não é, e indica  outro cacho de maior preço dizendo: "essa é da boa".

Mas uma dica quase infalível é reparar no brilho da sua casca. Se for brilhosa também será gordurosa.

Manaus-Am, 2211/2020

Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 22/11/2020
Alterado em 30/10/2021


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr