Textos

Correção e punição
Correção e punição

Diz um texto bíblico que Deus corrige a quem Ele ama, assim como um pai corrige um filho que quer bem. Mas será que esse texto se refere à punição? Vejamos.

Há algumas palavras bíblicas que são tomadas com significado divergente da que o dicionário conceitua. Outras são tomadas diferentes do seu significado original, levando alguns a conclusões equivocadas.

Como a palavra "correção" tem o significado de punição, quando ela é falada em determinado texto bíblico, ela pode ser tomada com o mesmo conceito, embora não seja essa a conceituação dela.

Correção é originada da raiz "corrigir", que significa endireitar o que não está certo ou que não é direito.

Veja dicionário on line no Google.

Ato ou efeito de corrigir, de tornar melhor, mais correto.
Qualidade do que é correto, desprovido de erro ou defeito.
Repreensão severa; castigo, punição, corretivo.
Modificação levada a efeito numa obra para melhorá-la.
Ação ou efeito de aperfeiçoar, de aprimorar.

Assim, Deus endireita o que em nós está errado, corrigindo-nos por Sua Palavra, por Seus ensinos, por seus estatutos e preceitos.

Por isso que um texto diz que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, PARA CORRIGIR, para instruir na justiça. II Timóteo 3:16.

Como se vê no texto, uma escritura inspirada tem que ter essas prerrogativas. Então, entre outras coisas, ela corrige; e isso não quer dizer punir ou açoitar.

Assim é que Deus nos corrige, mediante os Seus ensinos. Então, quando Ele diz que o filho sábio aceita a CORREÇÃO DO SENHOR, Ele está fazendo uma remissão à Sua Lei. Sendo, nesse caso, a palavra CORREÇÃO um adjetivo da Lei Dele.

Francisco Morato-SP, 13/02/2021

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/02/2021


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr