Textos

O PODER DA PALAVRA FALADA

Será  que uma palavra tem poder de ação quando proferida? Como é possível e por que isso é possível?

Segundo está registrado nas Sagradas Escrituras os céus e a terra foram feitos pela palavra de Deus. Que Ele disse faça-se, e fez-se.

Textualmente diz:

No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas. E haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. E chamou Deus à expansão Céus. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva verde que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda árvore, em que há fruto que dá semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda erva verde será para mantimento. E assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gn.  1:1-31.

Bem, mas Deus é poderoso, e , mesmo sem palavras, Ele pode operar seja o que for, fazendo o que deseja acontecer.

E Jesus é quem faz à ordem do Pai. Digamos que o Pai é o projetista e Jesus o mestre de obras. Tudo que o Pai quer fazer Ele o faz pelo Filho. O Filho tem o nome de “O Verbo de Deus” ou “A Palavra de Deus”. Jo. 1:1 e Ap. 19:13.

Assim sendo, podemos então afirmar que foi Jesus quem falou “faça-se” na criação.

Uma escritura diz: “ Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12 RA)

Mas, e na esfera humana, acaso uma palavra proferida pode agir por isso. Bem, pode e não pode, dependendo do que é dito, como é dito e a quem ela é dita.

Recentemente houve uma canção que num determinado trecho diz: “Ah, eu tô maluco. Ah, eu tô maluco.

Ainda que seja de brincadeira, ou como gracejo, os demônios que estão em volta agem concorrendo para fazer um mal por causa da expressão proferida.

Por essa razão é que muitos estão fazendo coisas sem entender o porquê das suas ações.

Outro exemplo é uma expressão usada como grife de roupa, e que está em inglês, significando mau, ruim, estragado. “Bad boy”.  Ora, se alguém diz que é o que não é, é mentiroso. E se diz que é para parecer, é pretensioso. Além do que se alguém não é alguma coisa que diz ser, então ele usa de falsidade ideológica.

Se alguém não é médico e diz ser, nem por isso será. Mas tal pessoa comete um delito, tanto diante das leis dos homens quanto para com Deus.

Disse Jesus que por toda palavra vã que alguém disser ele irá a julgamento. Mas quando manifestamos isso, alguém pode objetar que Deus não é mau ou extremista ou vingativo, e não leva as coisas à ferro e à fogo. Acaso Deus é mentiroso? Por que Ele iria manifestar uma intenção se não fosse segundo a justiça e a veracidade.

Uma escritura diz “não mintais”. E outra: “que tudo o que um homem semear isso colherá. Disse Jesus que quem chamar a seu irmão de louco estará sujeito ao inferno ou sepultura. E isso tem sido rotineiro no mundo. Dizem: “Tu é louco?” “Tá doido?” E pra isso os demônios têm inspirado alguns homens para divulgarem pela mídia televisiva aquilo que faze-os tropeçar. Tem até um vídeo com o nome de “garoto maluquinho”, o que leva muitas crianças a querer ser como tal, e a se nomearem disso.

Diz o Espírito por Paulo: “ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29 RA)

Disse Jesus que fala a boca do que há abundância no coração do homem. Assim quem fala coisas más é porque tem um coração mau. Além do que se alguém disser dum filho que ele é “um pestinha” está condenando-o a ser o que diz. Mas também se disser  que o filho é uma bênção, nem por isso será. O que deveria dizer era “que o Senhor te faça assim e assim”. Porque nisso mostra dependência de Deus, e desejo com entendimento. Aliás, Deus deixou registrado o modo como o povo de Deus deve abençoar os seus filhos, veja:

“Disse o Senhor a Moisés:  Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:  O Senhor te abençoe e te guarde;  o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;  o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Números 6:22-26 RA)

Salomão  escreveu: “ O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Provérbios 21:23 RA)

E Tiago escreveu: “ a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.  Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3:8-9 RA)

E por isso o Espírito adverte: “ Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1:19 RA)

Tenho ouvido falar de pessoas que tem língua ferina. Que o que diz acontece. É isso sempre para mal. Aliás, eu ouvir falar de uma meretriz que em duas ocasiões lançou maldição e elas se cumpriram.

Numa dessas vezes  um urubu levantou vôo e defecou sobre essa pessoa. E ela lançou um impropério contra ele; e ainda nesse vôo ele se chocou com um cabo de alta tensão e caiu fulminado. Outra vez, um sujeito manteve relações com ela e não pagou pelo serviço recebido, e ela disse que ele ficaria numa pior, e ficou. Durante três meses ele não ganhou nem para comer.

Não é de admirar já que uma escritura diz de pessoas que tem veneno sob a língua.

Por isso vigie. Faça como o salmista, que disse: “ Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Salmos 141:3 RA)
oliprest
Enviado por oliprest em 16/11/2007


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr