De que espírito vós sois?
Pode acontecer que alguém pense ser originário de Deus, mas não esteja agindo segundo os conceitos dele. É possível saber que espírito age em alguém? Vejamos.
Certa ocasião, devido as pessoas de uma aldeia Samaritana onde Jesus deveria passar não quererem que ele pousasse nela, dois discípulos dele perguntaram a ele se eles poderiam fazer descer fogo do céu e consumir aquela aldeia. Ao que Jesus lhes disse que eles não sabiam de que espírito eles eram. E disse ainda que o filho do homem não veio para destruir os homens, mas para salvá-los. Luc. 9:52 a 56.
Apesar desse exemplo deixado por Jesus, não é incomum se vê manifestação de homens e mulheres tidos como de Deus querendo exercer juízo contra pessoas que se lhe opõem.
Na mídia televisiva há diversos casos de líderes religiosos amaldiçoando fiéis seus, e até mesmo repelindo-os rudemente por quererem tocá-los. Veja o caso do pontífice papal e uma asiática, amplamente divulgado na mídia televisiva. Diferentemente de Jesus, o qual permitia que o tocassem para que fossem curados.
Mesmo vasos usados por Deus como profetas e profetizas, têm mostrado dureza e se mostrado rudes ao trazer as mensagens de Deus para os homens, como se aqueles fossem imortais e estivessem acima dos demais e isentos de pecar. Aliás, alguns que têm sido usados por Deus no ministério de profecias, também não estão cumprindo as regras básicas Dele, não guardando os Seus Mandamentos como Ele requer. Mesmo assim Deus os usa, porque Ele usa até o pior vaso, e até mesmo um vaso carnal, a fim de confundir os que são.
Os crentes de Coríntios tinham todos os dons, apesar disso, Paulo disse que eles eram carnais. I Co. 1:7 e 3:2 e 3.
Isso nos leva a concluir que o fato de alguém ter dons espirituais, não lhe dá santidade obrigatoriamente. Pode ser que o tal seja como a mula de Balaão, a qual foi usada por Deus para falar por Ele aquele profeta.
Observem que há vasos que têm sido usados por Deus em profecias mesmo contrariando o que Deus instrui, veja:
"NÃO SEJA O ADORNO da esposa O que é EXTERIOR, COMO FRISADO DE CABELOS, ADEREÇOS DE OURO, APARATO DE VESTUÁRIO; seja, PORÉM, O HOMEM INTERIOR DO CORAÇÃO, unido ao INCORRUPTÍVEL TRAJO DE UM ESPÍRITO MANSO E TRANQUILO, que é de grande valor diante de Deus". I Pedro 3:3 e 4.
Finalizando, trazemos uma admoestação do Espírito pelo apóstolo Paulo, e que serve para todos os que são embaixadores de Cristo.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, MANSIDÃO, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. SE VIVEMOS NO ESPÍRITO, ANDEMOS TAMBÉM NO ESPÍRITO. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros". Gálatas 5:22-26.
Ou esta: "Ora, é necessário que O SERVO DO SENHOR não viva a contender, e sim DEVE SER BRANDO para com todos, apto para instruir, paciente, DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO OS QUE SE OPÕEM, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. II Timóteo 2:24-26.
Portanto, ajamos como o Mestre requer.
Guarulhos-Sp, 01/04/2022.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 01/04/2022