Textos

Arranca ou não?
Na parábola do joio e do trigo é dito para não arrancar o joio para não abalar o trigo. Entretanto é preciso saber algo que a maioria ignora. Qual? Vejamos.

Vamos transcrever o texto na íntegra e analisá-lo.

Mateus 13:24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Mateus 13:36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 O CAMPO É O MUNDO; e A BOA SEMENTE SÃO OS FILHOS DO REINO; e O JOIO SÃO OS FILHOS DO MALIGNO; 39 O INIMIGO, QUE O SEMEOU, É O DIABO; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Observemos que Jesus explicou a parábola dizendo que a boa semente foi semeada no mundo. Também que o inimigo do homem foi quem semeou o joio.

Não podemos confundir o mundo com a igreja. E para isso vamos mencionar outra parábola.

Mateus 13:47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 49 Assim será na consumação do mundo: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Bem, apesar de que a seleção será feita por anjos e na consumação do mundo, ou dos séculos, como diz outro texto bíblico, os cestos são as congregações. Pois diz um texto bíblico que "o ímpio não permanece na congregação dos justos, donde se infere que há justos sim, nem os pecadores na assembléia dos santos". Sl. 1:5.

Outrossim, diz outro texto de Jesus:
Mateus 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
  
Aliás, Jesus disse que é melhor entrar no reino de Deus com um só pé, o qual é o evangelista, ou com uma só mão, o qual é o contribuinte, do que com os dois ser lançado no inferno. Mt. 5:29 e 30.

Portanto, além de que alguns mesmos se excluem do meio dos justos, também é possível que alguém também seja excluído do rol destes, para não servir de escândalo.

Caiapônia-Go, 05/01/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 05/01/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr