Textos

Queimando vela com defunto ruim
Às vezes, e isso já aconteceu inúmeras vezes, alguém vela um corpo de um morto que não aquele que tinha como o seu morto. Mas, é possível que o morto seja ruim, se o morto é apenas um corpo? Vejamos:

Volta e meia a mídia mostra casos de cadáver que foi trocado no IML e que foi entregue aos famíliares, para velório e sepultamento, o qual não é seu morto querido.

Nesse caso, é possível estar sendo pranteado o cadáver de um malfeitor como se de uma pessoa de bem fosse.

Quando o cadáver é de alguém de bem e muito querido, vê-se isso pelo número de pessoas no velório, número de coroa de flores, e também no cortejo fúnebre.

Entretanto isso pode acontecer com um líder mafioso de grande facção, a qual costuma fazer espetacular honra fúnebre com muitos tiros de metralhadoras dos seus líderes mortos.

Mas, alguém também já gastou o que não podia para fazer um funeral de primeira para alguém, e depois descobriu que o morto não merecia nem um enterro de terceira categoria, devido a vida nada digna que levava. Vida dupla, de traição, etc…

Algumas pessoas acham que o morto é isento de culpa e que todos merecem um funeral digno. Isso se as custas desse funeral não lhe for partilhada.

Enfim, tem morto que não merecia que se gastasse com ele nem mesmo o saco que o governo municipal gasta para embalá-lo.

E, finalmente, existem pessoas que temos dispendido tempo e dinheiro para ajudá-las, que não valem a vela que queimamos. Por isso, é melhor deixar que "os mortos enterrem esses mortos".

Francisco Morato-SP, 18/04/2021

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 25/03/2023
Alterado em 25/03/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr