Textos

Amor enganoso
Muitos têm se unido afetivamente por causa do sentimento do qual foi possuído, e que concluiu ser amor. Amor é amor não paixão. Alguns sofreram muito por ter confundido o segundo com o primeiro.

Devido a confusão que há entre sensação e razão, ou entre emoção e amor, um sem número de pessoas tem sido infeliz. Porque se uniu a alguém devido à atração que lhe envolveu pelo outro ou outra. E, assim, julgando ser amor o que sentiu, buscou fazer o que o seu coração sentiu.

Se nós soubéssemos e atentássemos para o que diz Deus por Jeremias, "que enganoso é o coração do homem", não tropeçaríamos tanto nesta vida, dando ouvidos para o nosso coração, o qual se engana com sentimentos confusos.

Isso de "amor à primeira vista" é um sentimento extremamente enganoso se não houver o exame sob a luz da razão. E embora isso possa ter acontecido com alguém, nem por isso o tal pode tomar como experiência de vida e não voltar a errar.

O coração humano pode viver se enganando sempre, caso não haja a ponderação de que sensação e emoção não tem nada a ver com amor e razão.

Já ouvi testemunhos de pessoas que se uniram pelo sentimento que tiveram por alguém, mas que só lhe trouxe decepção e tristeza. E com a qual nunca teve satisfação até o fim da vida da tal pessoa, apesar de lhe ter sido fiel e leal, e com a qual reproduziu.

Algumas pessoas tiveram um final infeliz e chegaram a perder a vida por causa do tal "amor" que sentiu quando se viram pela primeira vez".

Então atentemos para o ensino do Mestre e não demos ouvidos para essa doce voz, que leva a um fim amargo. A voz do coração não é a voz da razão.

Guarulhos SP, 30/03/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 30/03/2023
Alterado em 30/03/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr