Textos

Quantos você ganhou?
Na parábola dos talentos Jesus falou de um senhor que deu certa quantidade de bens para uns servos antes de partir para um outro lugar. O que quer dizer o Mestre? Acaso isso também se dirige a nós? Vejamos.

Vamos transcrever o texto a fim de fazer uma breve análise.

Mateus 25:14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. 16 E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. 17 Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. 18 Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. 21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. 24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. 28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. 30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Muito sabiamente Jesus usou uma palavra para definir o que o tal senhor distribuiu para os servos dele. A saber, "talentos". Porque estes são capacidades. E estas tanto podem ser dons como podem ser bens.

Por vezes o ser humano alcança muita capacidade de realização, e aplica essa capacidade em benefício próprio ou do humano no âmbito familiar, bem pouco ele aplica em benefício do reino dos céus. Porque, não raro, o ser humano pensa que fazendo para o humano estará fazendo pra Deus.

É verdade que quem acode ao necessitado, Deus o livra no dia mau, disse Salomão, mas a vontade de Deus é que os filhos Dele sejam assistidos prioritariamente, pois isso diz um texto bíblico. Veja:

"Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". Gl. 6:10.

Como falamos no texto "A recompensa de Deus", Jesus irá retribuir com vida eterna aos que tiverem feito para os Dele o que Ele disse, não aos que tiverem feito a todos de um modo geral.

Mas como estamos falando de talentos no sentido geral, então não pensem que falamos em valores. Porque não é só isso que Deus dá, mas dá dons para a formação do seu corpo, a Sua igreja. Também ele dá a oportunidade de alcançar conhecimento, sabedoria, habilidades, etc.

Como propusemos em um dos pensamentos que elaboramos, não é o trabalho que faz alguém alcançar bens, mas Deus é quem faz isso. Pois como falamos ali, se o muito labor propiciasse grande condição econômica e financeira, os escravos seriam ricos não pobres. Porque eles trabalham muito, mas para enriquecer os seus senhores.

Paulo diz que importa que o despenseiro seja achado fiel. Despenseiro de quê? Dos talentos. Porque ninguém pode receber nada se do alto não lhe vier, como disse o mestre para Pilatos.

Alguns querem um talento que lhe destaque e promova, como cantor/a, instrumentista, médico, etc. Também que lhe propicie conforto e bem estar, se esquecendo que Deus quer que aja igualdade, como ocorria quando os coletores do manjar mediam o que colhiam. O que que pouco ajuntava não faltava ao medir o que juntava, enquanto que ao que muito ajuntava não sobrava.

No passado alguns que receberam dons de Deus, fizeram comércio com isso, ao se venderem por cevada e trigo. Hoje também ocorre isso. Quem ainda não viu pessoas fazendo comércio na mídia, e oferecendo oração, reza, revelação, profecia, etc, até por preço determinado?

Sem contar o caso de pastores que discursam mediante cachê previamente ajustado, ou cantores/as que se apresentam em igrejas que lhes remuneram com valores previamente cobrados.

Isso tem servido de escândalo para muitos, os quais têm deixado essas congregações.

Há alguns que vivem com a sua agenda lotada de compromissos para discursar para plateias seletas. Isso por causa dos valores ajustados para isso. Penso que já estão recebendo as suas recompensas pelo trabalho feito, pois não agem como disse o Mestre, "de graça recebestes, de graça dai".

Na parábola que reproduzimos aqui, os servos fiéis entregaram em dobro para o senhor deles o que receberam, menos o que recebeu apenas um talento. Os fiéis foram louvados e acolhidos pelo senhor, enquanto que o negligente, além de ter perdido o que recebeu, ainda foi lançado nas trevas exteriores.

Todos terão que prestar contas. Não faça como o servo infiel. Se você recebeu pouco, ainda assim será muito se você produzir a cem por cento como fizeram os demais, e estará em pé de igualdade com eles. Como diz o Espírito Santo por Paulo: Romanos 12:4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

Portanto, quanto você recebeu?

Guarulhos SP, 08/04/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 07/04/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr