Textos

A lei e os profetas vigoraram até João
Esse texto de Jesus tem servido de tropeço para muitos, e até para pretensos doutores da lei, do mesmo modo que o texto "o fim da lei é Cristo. Vamos ver o que isso quer dizer.

Existem muitos textos bíblicos que dizem que a lei de Deus é eterna. Assim sendo, que lei vigorou até João?

Como já tenho evidenciado nos textos onde eu tenho tratado sobre  lei, existem várias leis mencionadas nas Escrituras. De Deus, de Moisés, do Espírito, da chuva, dos judeus, enfim. Então precisamos saber a que lei o texto do título está se referindo. Ora, se o texto se refere à lei de Deus, então hoje se pode transgredir qualquer dos mandamentos do Decálogo, não é mesmo? Mas há quem afirme que não podemos por amor ao próximo. Bem, mas tomar o nome de Deus em vão não tem nada a ver com o próximo.

A lei que vigorou até João foi a lei de ordenanças. E isso está dito nas Escrituras, veja:

Efésios 2:15 Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, A LEI dos mandamentos, QUE CONSISTIA EM ORDENANÇAS, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.

Colossenses 2:14 HAVENDO riscado A CÉDULA que era contra nós NAS SUAS ORDENANÇAS, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Nesse texto se evidencia que foi Ele mesmo que deu as ORDENANÇAS, a qual tinham um tempo para ser observadas e foram dadas para o povo saído do Egito. Elas nada aperfeiçoaram, posto que eram leis para dominar sobre a carne. E nas quais constavam leis sobre higiene corpórea e limpeza de utensílios domésticos. Veja:

Colossenses 2:20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Na lei de ORDENANÇAS também havia a ordem para apedrejar as mulheres adúlteras. Essa lei foi revogada por Jesus quando lhe trouxeram uma mulher apanhada em flagrante adultério. Ali ele transferiu o ato de julgamento para o último dia. Assim como todas as demais leis transitórias dadas através de Moisés, as quais recebeu com a intermediação de anjos. Veja.

Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. At. 7:53.

Ora, a lei de Deus não teve a intermediação de anjos, pois foi dada por Ele mesmo, o qual escreveu com o seu próprio dedo.
Sendo a verdade a lei de Deus, conforme Salmo 119:142 última parte, logo Jesus estava se referindo tanto à lei de Moisés quanto a Dele, quando disse que a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a Verdade vieram por Jesus, o Cristo.

Assim, não há dúvidas de que o texto onde diz que o fim da lei é Cristo não quer dizer que Cristo aboliu a Lei Dele, mas que A LEI CERIMONIAL tem como objetivo (fim, finalidade), Cristo, a Lei moral.

Sugiro leitura do meu texto "Quem é Cristo", já publicado no Facebook e no Recanto das Letras, este, site de escritores, no qual eu tenho uma página.

Os que nos sugerem que guardemos as 613 leis que dizem os judeus devemos guardar, esquecem que eles também estão sem entendimento. Se ao tempo de Jesus eles já não o reconheceram porque estavam sem luz, ou seja, tinham deixado de observar as leis de Deus, embora se estribassem na lei de Moisés, quanto mais hoje, dois mil anos depois.

Ouvi falar que está sendo construído um terceiro templo em Jerusalém, onde voltará a ser oferecido sacrifícios. Mas Deus não poderá aceita-los, já que Ele disse que:

Isaías 66:3 Quem mata um boi é como o que tira a vida de um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações. 4 Também eu escolherei as suas calamidades, farei vir sobre eles os seus temores; porquanto clamei e ninguém respondeu, falei e não escutaram; mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer.

Por isso diz o Espírito Santo por Paulo:

1 Coríntios 10:18 Vede a ISRAEL SEGUNDO A CARNE; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? 19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que OS GENTIOS sacrificam, as SACRIFICAM AOS DEMÔNIOS, E NÃO A DEUS. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outro.

Ora, se os sacrifícios eram oferecidos como uma metáfora do sacrifício de Jesus, e este já foi imolado, por que oferecer o símbolo do que já foi feito fato?

Portanto, o fim da lei cerimonial é Cristo a lei moral. E a lei que vigorou até João, o batista, foi a lei cerimonial, não a lei de Deus.

Guarulhos SP, 08/04/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/04/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr