Textos

Qual o seu talento?
Muito se tem falado no meio evangélico sobre talento. Será que você também recebeu algum? Como usar os talentos? E como ganhar mais talentos?

Eu entendo que talento é capacidade. Pois, na parábola falada por Jesus, não fala especificamente de uma coisa. Entretanto, isso tem sido tomado como valores, devido ter sido dito ao "mau servo", que ele deveria ter entregue aos banqueiros. Ora, os banqueiros têm como mercadoria não só valores monetários, mas também outras coisas com as quais transacionam, como metais preciosos, jóias, ações negociáveis em bolsas de valores, etc.

Considerando "talento" de modo amplo, dinheiro pode ser capacidade também. Entretanto, é preciso que não consideremos o dinheiro como único talento. Pois, se fosse assim, bastaria usar esse meio para fazer a obra requerida pelo Mestre, pagando a outros para fazer aquilo que é dever de todos.

O Espírito Santo, falando por Paulo, diz que em uma grande casa existem vasos de composição diferente, como: madeira, ouro, etc. E que, o vaso que se santifica, se torna pronto para toda obra.

Em outro texto, o mesmo espírito diz que, na igreja, um é apóstolo; outro, pastor; outro, profeta; outro, tem dom de curar, de variedade de línguas, interpretar, enfim.

Isso não quer dizer que um vaso não possa ter mais de um dom. Haja vista que Paulo era apóstolo, também Evangelista, falava línguas, era escritor de cartas doutrinárias, batizava, exortava, etc.

Do mesmo modo, Davi era rei, cantor, compositor, instrumentista, feitor de instrumentos musicais, guerreiro, poeta, profeta, etc.

Então, como diz o Espírito Santo por Paulo, o vaso que se santifica (separa), se torna vaso para toda obra. Porque o querer e o efetuar é uma operação de Deus. Fp. 2:13.

Alguns do povo de Deus obtêm dom ou dons, mas não sabem como colocar a disposição de Deus, e ficam infrutíferos. E acham que o dom que receberam é um "donzinho", e que, por isso, não lhe será cobrado. Há também aqueles que não querem o dom que receberam, achando que outro lhe seria melhor. E acabam querendo mais do que é capaz, e não faz nada com o talento que recebeu.

Também há aqueles que empregam a capacidade ou talento recebido mais em benefício próprio e dos que lhe convém, Pois imobilizam em ativos tudo que obtiveram, e estão sempre em busca de mais, quando Jesus disse que, para ser perfeito, tem que vender o que se tem, a fim de obter um tesouro no céu. Porque onde estiver o nosso tesouro, estará o nosso coração. Também que devemos nos contentar com as coisas humildes e não cobiçar coisas altivas. Rm. 12:16.

Os líderes evangélicos têm sido motivo de tropeço para muitos, devido juntarem bens muito além do que seria razoável, se contrapondo aquele que têm como mestre, o qual, apesar de ser o dono de tudo, se fez pobre e humilde, e dessa forma, se fez um exemplo para os que quiserem segui-lo e servi-lo.

Existe um caso bíblico que poderia ser tomado como exemplo de fidelidade. É o caso da família dos recabitas. Não tinham e não construíram casa, nem moravam em casa, mas em tendas, não plantavam vinhas, não bebiam vinho. Porque o pai deles lhes deu essa instrução. Eles eram levitas. Jr. 35.

Mas, o que vemos, é que a maioria dos que se tornam líderes evangélicos, buscam fazer totalmente contrário ao ensino daquele que tem como Senhor e mestre, bem como contrário a instrução dada pelo Espírito Santo, que diz por Paulo, "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". 1 Tim. 6:8-10." "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele." 1 Timóteo 6:7.

Portanto, e para não ser extenso demais, sugerimos uma atenciosa leitura em todo capítulo de I Co. 12. Lá fala sobre os dons espirituais. Eles não devem ser confundidos com dons naturais, os quais podem ser obtidos por estudo ou prática.

Guarulhos SP, 22/06/2023.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/06/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr