Textos

A OBRA DE DEUS
Para sabermos a que obra o missivista da carta de Tiago se reporta, vamos analisar um pouco o texto:

TG 1:21 -  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão A PALAVRA em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
TG 1:22 -  E sede cumpridores DA PALAVRA, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
TG 1:23 -  Porque, se alguém é ouvinte DA PALAVRA, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
TG 1:24 -  Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
TG 1:25 -  Aquele, porém, que atenta bem para A LEI PERFEITA DA LIBERDADE, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor DA OBRA, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Vejamos:

O missivista da epístola (escritor da carta doutrinária) refere-se a palavra em nós enxertada. Que palavra seria essa? A Bíblia? Veja:

A tua palavra é a verdade desde o princípio. Sl. 119:160, p.parte.

Mas, que é a verdade?

A tua lei é a verdade. Sl. 119:142, ú.parte.

Agora compare o verso 22 e 23 com o 25.

No 25 o apóstolo chama a palavra de a Lei Perfeita e a Lei da Liberdade, e refere-se a estas como “OBRA”, dizendo: “FAZEDOR DA OBRA”. Então essa obra a qual o escritor se refere, nada mais é senão o cumprimento da Lei Perfeita chamada de a palavra nos versos 22 e 23.

Observemos que ele não fala “de obra”, como coisas boas, mas “a obra”, arrematando o que falou anteriormente, ou seja: A PALAVRA, A LEI PERFEITA DA LIBERDADE.

E porque lei da liberdade?

Todo ser humano nasce sujeito a lei do pecado e da morte. “Porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus”. Rm. 3:23. O que pode libertar da lei do pecado e da morte a um homem é o que é nomeada de A Lei do Espírito de Vida, veja:

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rm. 8:2.

Outros textos relativos ao tema

Salmos 111
1 LOUVAI ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação.
2 Grandes são AS OBRAS SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer.
3 A SUA OBRA tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.

- Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na OBRA DAS TUAS MÃOS.. Sl.5.

- Então vi toda A OBRA DE DEUS, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender. Ec. 8:17.

- Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e A SUA OBRA diante dele. Is. 62:11.

- Maldito aquele que fizer A OBRA do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue. Jr. 48:10.

- O Senhor trouxe a nossa justiça à luz; vinde e contemos em Sião A OBRA DO SENHOR, nosso Deus. Jr. 51:10.

- Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, A TUA OBRA no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Hc. 3:2.

- Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar A SUA OBRA. Jo.4:34.

- Jesus respondeu, e disse-lhes: A OBRA DE DEUS é esta: Que creiais naquele que ele enviou.  Jo. 6:29.

- Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado A OBRA que me deste a fazer. Jo. 17:4.

- Os quais mostram A OBRA da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Rm. 2:15.

- Porque ele completará A OBRA e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. Rm 9:28.

- Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na OBRA DO SENHOR, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Co. 15:58.

- Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia NA OBRA e trabalha. I Co. 16:16.

- E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda A BOA OBRA. II Co. 9:8.

- Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou A BOA OBRA a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. Fp. 1:6.

- Porque pela OBRA DE CRISTO chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço. Fp. 2:30.

- Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda A BOA OBRA, e crescendo no conhecimento de Deus. Cl. 1:10.

- Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e A OBRA DA FÉ com poder. II Ts. 1:1.

- Tendo testemunho DE BOAS OBRAS: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. I Tm. 5:10.

- De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda A BOA OBRA. II Tm 2:21.

- Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda A BOA OBRA. II Tm 3:17.

-Vos aperfeiçoe em toda A BOA OBRA, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hb. 13:21.

- Tenha, porém, a paciência a sua OBRA PERFEITA, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tg. 1:4.

- Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas FAZEDOR DA OBRA, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tg. 1:25.


Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 24/06/2023
Alterado em 24/06/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr