Textos

Ninguém pode
Há alguns exemplos bíblicos de homens que foram reis do povo de Israel, mas que não foram escolhidos por Deus. E ser pastor, é a mesma coisa? Acaso alguém pode tomar esse encargo? Vejamos.

Para todas as funções eclesiásticas é preciso receber incumbência para isso. Afinal, Deus fala que os dons espirituais são concessões Dele, apesar de que alguns têm extrapolado o limite da sua competência e formado "igrejas". Aliás é por essa razão que existem tantas mundo afora. Basta a pessoa receber um dom ou fazer curso de teologia, e já se acha apto para o ministério da palavra. E há quem não saiba nem o que é doutrina, é NEÓFITO NA PALAVRA, e mesmo assim, com "a cara e temeridade", se arvora a abrir ministério da palavra e pretensamente cristão.

Após a ascensão de Jesus aos céus, houve necessidade de pôr alguém no lugar de Judas Iscariotes. Então os apóstolos lançaram sorte, pois "A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação". Pv. 16:33.

Entretanto, é comum se ver clã no meio das igrejas. Falo de muitas igrejas serem propriedades de uma família. Assim , há o clã "dos Câmaras" ". Do "D. Miranda", e de outros mais. Também há falta de lisura nas eleições para as funções de liderança nas tais igrejas, razão pela qual um pastor pentecostal, que está sob os holofotes da mídia televisiva, ter formado uma igreja para si.

Segundo o ministro de uma igreja que está sob os holofotes da mídia televisiva também, fazem das igrejas um balcão de negócios e um negócio de família.

O pior em tudo isso é que pretendem divulgar um evangelho que não é o evangelho bíblico nem o evangelho da salvação. Mas um evangelho espúrio.

O interesse econômico e financeiro está em primeiro lugar. Há até profetas e profetizas vendendo oração e profetadas. Além de pessoas do sexo feminino estarem na frente dessas "igrejas", como diz Deus pelo apóstolo Paulo. Veja:

Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências. 2 Timóteo 3:6.

O Espírito Santo diz pelo apóstolo Paulo que, "se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja, mas que NINGUÉM PODE TOMAR ESSE ENCARGO PARA SI SEM QUE SEJA CHAMADO POR DEUS. Veja:

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. É necessário também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa. 1 Timóteo 3:1-14.

Mas há "ministros" trocando de esposa dentro da igreja, há ministros deixando a sua esposa, para pegar uma mais bonitinha, ou uma mais novinha, dando mal exemplo na comunidade que deveria ser cristã.

Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E NINGUÉM TOMA PARA SI ESTA HONRA, SENÃO O QUE É CHAMADO POR DEUS, COMO ARÃO. Hb. 5:1-4.

Quem se impõem como pastor ou outra função para o trabalho eclesial sem ter sido chamado por Deus, de maneira nenhuma receberá o "vinde benditos de meu pai" Dele.

Oli Prestes
Missionário

oliprest
Enviado por oliprest em 06/07/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr