Textos

O valor da virgindade
Até há bem pouco tempo, a virgindade feminina era considerada uma honra para as mulheres. Mulher não casada e que se comportava de modo vulgar era mal vista pela sociedade na qual ela convivia. Mas, por que esse preconceito? Vejamos.

Isso não é um conceito de determinadas sociedades e culturas, e têm origem que remonta os milênios.

Vamos trazer como exemplo o que aconteceu com o povo saído do Egito, quando este demandava para a terra da promissão.

Quando o povo se acampou na terra de Midiã, este convidou o povo de Israel para participar de uma festividade que aquele povo tinha por costume fazer. O povo de Israel participou e comeu do sacrifício feito por aquele povo, se contaminando com as suas dedicações aos mortos. Com isso, o povo perdeu os freios inibitórios dele, e desagradou a Deus. Com isso, Moisés mandou matar não só o povo midianita, como Balaão, profeta que ensinou o rei Balaque como fazer o povo de Israel cair em desgraça diante de Deus. Vejamos o texto.

Números 31:1 E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo. 3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR contra eles. 4 Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra. 5 Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja. 6 E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Fineias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão. 7 E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens. 8 Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada. 9 Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens. 10 E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos. 11 E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais. 12 E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó. 13 Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial. 14 E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra. 15 E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres? 16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR. 17 AGORA, POIS, MATAI TODO O HOMEM ENTRE AS CRIANÇAS, E MATAI TODA A MULHER QUE CONHECEU ALGUM HOMEM, DEITANDO-SE COM ELE. 18 PORÉM, TODAS AS  MENINAS QUE NÃO CONHECERAM ALGUM HOMEM, DEITANDO-SE COM ELE, DEIXAI-AS VIVER PARA VÓS.

Eu não vou dar opinião sobre isso. Vou deixar que cada um tire as suas conclusões. Mas quero que se pondere que uma mulher que já conhece homem tem o seu coração maculado e não mais é pura.

Se elas não fossem puras, por se terem deitado com algum homem, teriam sido mortas. Assim, concluímos que a virgindade tem valor de vida diante de Deus.

Portanto, se você ainda o é, pondere.

Guarulhos SP, 8/7/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/07/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr