Textos

Enfermidades e doenças, razões
Quais as razões para que enfermidades e doenças possam agir no ser humano e também no povo de Deus? Acaso Deus dá enfermidades? Vejamos o que nos diz o que foi inspirado por Deus na Bíblia.

Apesar de o povo de Deus dizer que Jesus já levou as nossas enfermidades quando foi crucificado, o povo dele continua adoecendo e ficando enfermo. Mas, poucos cogitam das razões para isso.

Acaso Deus perdeu o controle sobre a sua criação, inclusive sobre a que ele fez segundo a sua imagem e semelhança? Se assim fosse, Deus não seria perfeito; ou acaso ele tem prazer em que as suas criaturas sofram a fim de que elas alcancem perfeição por meio do sofrimento?

Isso é inconcebível. A menos que Deus tivesse sentimento humano e fosse sadista, ou seja, tivesse prazer em ver alguém sofrer.

Por causa do sofrimento humano, e por muitos afirmarem que Deus está no controle de tudo, há quem negue a Deus, devido ao sofrimento que vê nos humanos, sem que Deus se dê conta disso ou sem que ele interfira para a solução do sofrimento.
Segundo se depreende das Sagradas Escrituras, as coisas ruins que passaram a haver na Terra e no âmbito humano, decorreu do pecado do primeiro casal e por maldição e consentimento de Deus. Entretanto Ele fez promessas de que o povo dele não ficaria susceptível aos males que afligem aos demais humanos, desde que cumpra as suas leis, estatutos e preceitos. Mas que, caso não faça isso, que Ele mandará castigos e punições, inclusive com enfermidades, veja: Dt. 28:1-14, 15 a 59.

Assim, embora Deus não tenha prazer no sofrimento humano, e principalmente do seu povo, Ele permite isso por causa da desobediência e rebeldia do povo, seja do povo dele, seja do povo que não lhe conhece.

Aliás, um texto bíblico diz que Deus punirá o seu povo por causa do seu pecado e até sete vezes mais, caso o seu povo sendo castigado não se conserte obedecendo as suas leis estatutos e preceitos.

...e se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo, também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos CASTIGAREI SETE VEZES MAIS por causa dos vossos pecados. Lv. 26:27 e 28.

E nesses castigos estão incluídos loucura e infidelidade conjugal, veja:

O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração. Dt. 28:28. Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela. V 30, p.parte.

Outrossim, o príncipe deste mundo também pune o povo dele e o povo de Deus, o primeiro por causa da sua crueldade, o segundo por causa das brechas deixadas pelo povo de Deus.

Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: E este o homem que fazia estremecer a Terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? Com eles não te reunirás na sepultura: porque destruíste a tua Terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada. Isaías 14:16, 17 e 20.

Também as deformidades e males decorrem das maldições deixadas por Deus para quem faz, adora e serve a imagens de esculturas. Veja Salmo 115:4 a 8. E 135:15-18.

...semelhante a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. Sl. 135:18. E como eles são? Têm boca, mas não falam, têm olhos e não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Vv. 16 e 17.

E isso o povo evangélico faz, pois faz imagem ou adota uma imagem do que dizem ser Jesus, contrariando a lei de Deus que diz: Não farás para ti imagem de escultura, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EMCIMA NOS CÉUS, NEM EMBAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. Ex. 20:4.

Assim, pais, avós, bisavós serviram, fizeram, cultuaram e adoraram a imagens de esculturas, e, por consequência, os seus descendentes nascem com deformidades e enfermidades. É cegueira, atrofias, mutilações, surdez, etc.

E como essas coisas fogem a compreensão de muitos humanos, culpam ao inculpável, Deus, atribuindo-lhe as razões de erros e equívocos humanos.

Assim, é preciso rever os conceitos e preconceitos humanos sobre as razões do sofrimento humano. Pois Deus não se deixa escarnecer. O que o homem semear, isso também ceifará. Arrependa-se e converta-se a fim de quebrar a cadeia de maldição que por desventura haja na sua família. Guarde os dez mandamentos, os quais são a aliança de Deus, pois isso é dever de todo homem. Veja:

Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Dt. 4:13.

De tudo que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem. Ec. 12:13.

Guarulhos-Sp, 02/01/2022.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 18/07/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr