Textos

Os mansos herdarão a Terra
Nas bem-aventuranças proferidas por Jesus, são pontuados os que serão dignos de habitar a Nova Terra. Na ocasião foi dito o que o título diz. Mas, quem são?

Vejamos o que foi dito naquela ocasião.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; em-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mateus 5:3-11.

Assim, os mansos são também os pobres de espírito, os que choram, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição, os que são injuriados e perseguidos por causa do Senhor.

Entretanto, vou me deter a ponderar sobre os mansos.

Mansidão é um dos frutos do Espírito, juntamente com: Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, temperança. Gl. 5:22.

E, já que fruto do espírito, o homem natural ou carnal não o possui, porque quem opera o querer e o efetuar é o Espírito de Deus. Para isso, é preciso que o vaso esteja em união com Deus, e, consequentemente, guardando os mandamentos de Deus. O Jo. 3:24 p.parte.

E Deus diz: "Vós mansos, buscai a mansidão!". Veja!

"Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo: buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor". Sf. 2:3.

Bem, a mansidão é um adjetivo da Lei de Deus, dentre trezentos e setenta adjetivos da Lei Dele.

Então, não é qualquer manso que deverá habitar a nova Terra, mas os que põem por obra o juízo de Deus, o qual é a justiça de Dele ou a Sua Lei.

Jesus foi o exemplo máximo de mansidão, por isso é comparado com um cordeiro e nomeado de "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Pois, mesmo em extremo suplício, não abriu a sua boca para maldizer ou dizer palavras de injúrias contra os seus malfeitores.

Diz o Espírito por Paulo: "ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a HUMILDADE E MANSIDÃO, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Ef. 4:1 e 2.

E mais:
Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:12-14.

"INSTRUINDO COM MANSIDÃO os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade." 2 Tim. 2:25.

"Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, RECEBEI COM MANSIDÃO a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural." Tg. 1:19-23.

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados PARA RESPONDER COM MANSIDÃO e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. " I Pd. 3:14 e 15.

Portanto, seja manso, já que eles herdarão a Terra, A nova Terra. Pois nela não haverá lugar para quem não quiser se moldar pelos princípios divinos.

São Paulo, 12/09/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 11/09/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr