Textos

Ame a vida
Em uma música dos Beatles, há uma de protesto contra a guerra que acontecia na época em que eles estavam nas paradas de sucesso, a guerra do Vietnã; e fala de um "jovem que amava a vida". Ela influenciou muitos jovens mundo a fora. Ame a vida, reveja seus conceitos e preconceitos.

Muitos jovens querem viver a sua vida com liberdade para experimentar coisas que lhe dêem emoção, como velocidade e esportes arriscados, e, por isso, inúmeros perderam a vida por causa dessa ideia. Até aquele que influenciou a outros com o filme "velozes e furiosos" também perdeu a dele de modo semelhante.

Há certo equívoco quanto a "viver a vida". Enquanto os desavisados pensam que é viver emoção do risco, os prudentes sabem que é andar com cuidado. E isto diz Deus por Salomão, o qual disse:
"Ouve, filho meu, e ACEITA AS MINHAS PALAVRAS, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás. APEGA-TE À CORREÇÃO e não a largues: guarda-a, PORQUE ELA É A TUA VIDA. Pv. 4:10-13.

Diz mais:
"FILHO MEU, ATENTA PARA AS MINHAS PALAVRAS: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. PORQUE SÃO VIDA para os que as acham, e saúde para o seu corpo. SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA." Pv. 4:20-23.

Mas o tolo nem sabe que as palavras do Senhor são os seus mandamentos, os quais são a vida eterna. João 12:50, p.parte.

Assim, poucos são os dias do tolo, porque ele não pondera a vereda da vida.

Na busca de emoção, o jovem se deixa levar pela emoção e o prazer momentâneo, e se entrega à dissolução, rejeitando a vida.

Mesmo Salomão, o qual foi usado por Deus para trazer à luz as instruções para os jovens, se deixou levar pelo prazer momentâneo e fugaz, morrendo precocemente.

Minha sugestão aos jovens:

"Filho meu, ouve A INSTRUÇÃO DE TEU PAI, e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.  Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar, não consintas. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles: desvia o teu pé das suas veredas". Pv. 1:8-15.

"FILHO meu, NÃO TE ESQUEÇAS DA MINHA LEI, E O TEU CORAÇÃO GUARDE OS MEUS MANDAMENTOS. Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz." Pv. 3:1 e 2.

"Filho meu, não rejeites A CORREÇÃO DO SENHOR, NEM TE ENOJES DA SUA REPREENSÃO. Filho meu, não se apartem estas cousas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma, e graça para o teu pescoço. Então andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás: sim, tu te deitarás e o teu sono será suave." Pv. 3:11-24.

"Ouve, filho meu, e ACEITA AS MINHAS PALAVRAS, e se te multiplicarão os anos de vida. APEGA-TE À CORREÇÃO e não a largues: guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele: desvia-te dele e passa de largo. Sobre tudo o que se deve guardar, GUARDA O TEU CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA. Desvia de ti a tortuosidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios. " Pv. 4:10-24.

"FILHO meu, atende À MINHA SABEDORIA; À MINHA RAZÃO inclina o teu ouvido: 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis DAS PALAVRAS DA MINHA BOCA." Pv. 5:1-7.

"Filho meu, GUARDA O MANDAMENTO de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Assim será o que entrar à mulher do seu próximo: não ficará inocente todo aquele que a tocar. O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz." Pv. 6:20-32.

"FILHO meu, guarda AS MINHAS PALAVRAS, E ESCONDE DENTRO DE TI OS MEUS MANDAMENTOS. GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS, E VIVE; E A MINHA LEI, COMO A MENINA DOS TEUS OLHOS, ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta." Pv. 7:1-4.

Quero ressaltar que as palavras do Senhor, que eu destaquei em caixa alta, é a lei ou mandamentos de Deus, o Decálogo; os quais são O caminho, A Verdade, A Vida, A Luz, A Lâmpada, A Justiça e A Vida Eterna. Além disso, eu destaquei alguns adjetivos da Lei de Deus, como "A correção", "A minha razão", "A instrução de teu pai", "A repreensão".

Portanto, aproveite a vida, a lei de Deus, enquanto ela está sendo disponibilizada gratuitamente, e, assim, você terá vida abundante e vida eterna, porque ela é a vida eterna. Jo. 12:50. p.parte.

São Paulo, 13/09/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/09/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr