Textos

As dores de parto da mulher igreja
Na revelação do Apocalipse, João viu uma mulher sofrendo as dores de parto para dar a luz aos seus filhos. Que significa isso. Que mulher seria ela? Vejamos.

Vejamos o texto da revelação sobre a ocorrência.

"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz." Ap. 12:1 e 2.

Quando uma mulher está grávida, ela está com filho ou filhos no seu ventre. Quando chega o tempo de concebê-los, lhe vem as dores de parto, os quais funcionam como sinal de que chegou o momento de dar luz ao filho ou filhos.

Mas, essa metáfora usada por Deus na comparação de uma parturiente humana à Sua igreja tem um significado que precisa ser entendido.

Segundo se depreende de vários textos bíblicos, mulher tem o significado de igreja também. O texto do livro do Apocalipse, citado atrás, fala de uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a Sua cabeça.

Paulo, pelo Espírito Santo, ou o Espírito Santo por Paulo fala dessa mulher assim:

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Ef. 5:25-27.

O Espírito Santo faz paralelo entre uma esposa e a sua igreja, dizendo que o marido ame a Sua esposa como Cristo amou a Sua igreja e se entregou por ela, para a purificar por intermédio da Sua Palavra, que é a água ali mencionada.

Um sem número de líderes religiosos evangélicos pensam que a igreja é purificada pelo batismo de imersão, o que não é bíblico. O batismo não lava pecados. O que limpa do pecado é a obediência da Lei de Deus. Veja.

"Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a tua palavra." Sl. 119:9.
… para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Ef. 5:26.

A palavra não significa a bíblia, como propõe alguns, mas a Lei de Deus. Sl. 118:160 p.p e 142 u.p.

Então a mulher terá sofrimento para que os filhos da mulher igreja alcancem a luz do evangelho, sendo novamente GERADOS PELO EVANGELHO, o qual é a Lei de Deus.

Diz o Espírito Santo por Pedro: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo." 1 Pd. 2:2.

Esse leite racional é o alimento sólido do qual fala o Espírito Santo por Paulo, veja:

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hb. 5:12-14.

E o mantimento sólido do qual fala o Espírito Santo por Paulo é a Lei de Deus.

Ele diz que quem está sendo alimentado com leite é criança. E esse leite é o que ele diz em outro texto. Veja.

"Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus. E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno." Hb. 6:1-2. Então essas coisas é leite. E quem está sendo alimentado com leite ainda é criança.

Assim, a mulher igreja está precisando de alimento sólido, para que seja fortalecida e se torne adulta.

Quando Jesus ia para o gólgota, algumas mulheres lamentavam e se afligiam. Vejamos a ocorrência.

"E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos." Lc. 23:27-30.

"Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; e ntão, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo não volte atrás a buscar os seus vestidos. MAS AI DAS GRÁVIDAS E DAS QUE AMAMENTAREM naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver." Mt. 24:15-21.

O texto em caixa alta ou maiúscula significa as mulheres igrejas que não tiveram dado a luz aos seus filhos (membros) por ocasião do fechamento da porta da graça. Ou seja, que não ensinaram a Lei de Deus a esses filhos ou membros.

Portanto, mulheres igrejas, ensinem a Lei de Deus para os vossos filhos (membros) antes que a porta da graça se feche. Pois, caso contrário, eles pedirão que os montes caiam sobre eles para lhes esconder da presença daquele que se assenta sobre o trono e do Cordeiro.

São Paulo, 4/11/2023

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 04/11/2023
Alterado em 04/11/2023


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr