Textos

As minhas ovelhas ouvem a minha voz
Jesus fez referência a ovelhas e também a bodes por ocasião da sua vinda. As primeiras dão ouvidos a sua voz, mas as outras…Quem são elas?

Já vi um vídeo que circula na web, no qual aparece um prado com diversas ovelhas pastando, e alguns buscam fazê-las ser atraídas por eles, mas sem sucesso. Entretanto, quando o pastor delas lhes chama, elas prontamente se dirigem correndo para ele. E isso é muito interessante e me faz lembrar que Jesus se referindo a si disse:

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jo. 10:1-5

Complementarmente, Ele falou:
“Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. João 10:7-9.

Conforme já falamos no trabalho que compomos e nomeamos “Falas de Jesus, me, mim, comigo”, muitas vezes quando Jesus fazia referência a Ele, o fazia referindo-se a sua pessoa jurídica, não  física. Assim, quando Ele também diz que Ele é a porta das ovelhas, Ele está fazendo referência à sua pessoa jurídica, a qual é a Sua Palavra ou mandamentos. E isso não é estranho, porque a Sua Lei ou Mandamentos é a vida eterna, conforme João 12:50. E no texto do parágrafo anterior, Ele diz “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”. Esse “mim” é uma referência à Sua pessoa jurídica, ou a sua Lei.  

Do mesmo modo, quando Ele faz referência à Sua voz, ele está fazendo referência a Sua Lei, a qual Ele falou de viva voz no Monte Sinai.

Por isso as ovelhas Dele não aceitam fala diferente da lei Dele, porque lhes soa estranha, e por isso não seguem tal fala ou voz.

Então, por ocasião da vinda Dele, Ele fará a apartação das ovelhas dos bodes. Estes serão colocados no lado esquerdo, e as ovelhas serão postas do lado direito. Às ovelhas será dito: “Vinde benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Aos da esquerda será dito, “Ide malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos”.

Ainda é tempo de mudar de posição e aderir ao grupo das ovelhas, a fim de receber a bem-aventurança e não ser reprovado. Ouça a voz do “bom pastor” e entre pela porta das ovelhas. Porque o bom pastor dá a vida pelas ovelhas, e quer “o bem” das ovelhas, enquanto que o mau pastor quer “os bens” das ovelhas, porque é ladrão e mercenário.

Guarulhos-Sp, 2/03/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/03/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr