Textos

O espírito de Absalão
Quem foi Absalão? Qual a participação dele no reinado de Davi? Como era o seu porte físico? De quem ele era filho?

Nos acontecimentos no reinado de Davi, houve um que foi particularmente penoso para ele. Esse episódio envolveu um dos filhos dele, o qual se insurgiu contra o seu pai, o que fez este fugir por causa disso. Falamos de Absalão, o qual era filho de Davi com Maaca, filha de um rei que não pertencia ao povo de Deus. Ela era filha de Talmai, rei de Gesur. Quanto ao porte de Absalão, diz uma escritura:
2 Samuel 14:25 Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum.

Apesar disso, ele era uma pessoa vingativa, veja:
Assim, ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém e não viu a face do rei. Mandou, pois, Absalão chamar a Joabe, para o enviar ao rei; porém não quis vir a ele; e enviou ainda segunda vez, e, contudo, não quis vir. Então, disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo. 2 Samuel 14:28-30.

Ele também mandou matar o seu irmão Amnom, devido este ter estuprado a Tamar, irmã de Absalão. 2 Sm. 13.

Também Absalão agiu sorrateiramente para com o seu pai, Davi, e furtou o coração do povo de Israel para segui-lo. Pois, quando alguém ia procurar o rei por causa de alguma demanda, Absalão dizia-lhe que ninguém lhe daria ouvidos da parte do rei e se oferecia como intermediador para ajudar. Sm. 15:1-6.

Por conseguinte, Absalão se insurgiu contra Davi, seu pai, pretendendo se tornar rei em seu lugar. Com isso, Davi fugiu de Absalão, a fim de não se confrontar com o seu próprio filho. Houve guerra entre os que apoiaram a Absalão e os homens de Davi. Em consequência disso, Absalão acabou sendo morto por Joabe, chefe do exército de Davi, apesar de este ter dado ordem para que ele e os demais chefes do exército de Davi não lançassem mão de seu filho.

Esses acontecimentos foram resultado do erro de Davi e Bete Seba, mulher de Urias, um soldado do exército de Davi, os quais foram prenunciados por Natã, um profeta que Deus usou para predizer o que aconteceria a ele devido o seu pecado por ter tomado a Bete Seba para sua mulher e ter mandado colocar o seu marido Urias na frente de combate, para que morresse. 2 Sm. 11.

Esse registro bíblico não é apenas uma história havida no reinado de Davi, mas uma mostra de como um homem, mesmo sendo um homem de coração segundo Deus, pode ser uma vítima de sentimentos mesquinhos e pode agir de modo tresloucado.

Também mostrar como um filho pode ser usado para se insurgir contra seu pai, principalmente se ele for mestiço, de origem gentia por um lado, e do povo de Deus por outra, como foi Absalão.  

Essa atitude de Absalão, furtando o coração do povo, também acontece hoje com pessoas que se insurgem contra líderes escolhidos por Deus para o seu serviço. Agem de maneira sorrateira, falando mal de um líder, a fim de desviar aqueles que lhe seguem e da harmonia e fraternidade de liderados e o líder.

Guarulhos-Sp, 13/07/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/07/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr