Textos

Pastores, de ovelhas e de bodes
Os pastores são condutores de rebanhos de gado, seja vacum, seja caprino ou ovino. Mas, qual a diferença entre eles? Vejamos.

Nas religiões existem os condutores dos seus seguidores. Assim, existem os sacerdotes, os rabinos, os pastores,  os imãs, os padres, os gurus, etc.

Como cristão, vou me deter a falar dos líderes a partir da religião judaico-cristã.

No passado, quando da formação da primeira religião, sistema organizado de culto ao Deus criador dos céus e da Terra, Ele mesmo deu as instruções sobre a hierarquia e o ofício dos líderes do povo escolhido como primeira nação santa, separada, para lhe ser povo santo.

Assim, havia o sacerdote, o sumo sacerdote, os levitas, os juízes, os profetas.

Moisés, varão de descendência levítica, foi escolhido pelo próprio Deus como líder da nação de Israel, o qual lhe apareceu na terra de Midiã, território pertencente a um dos filhos de Abraão com Quetura, a quem ele tomou por mulher depois da morte de Sara.

Após a retirada do povo de Israel de sob o domínio de Faraó, rei do Egito, Deus usou a Moisés para elaborar as leis pelas quais aquela nação deveria ser regida. E as leis eram políticas, religiosas, e sociais, incluindo uniões conjugais e de saúde.

Ao mesmo tempo e logo após a saída do povo, o qual foi levado para o deserto em direção a Canaã, território que pertenceu a um dos netos de Noé, Deus instituiu a Arão, irmão de Moisés,  como o sacerdote daquela nação. Moisés recebeu as instruções de Deus sobre o “modus operandi” quanto ao culto e também quanto aos sacrifícios pelos pecados do povo, e os repassou para o seu irmão Arão e aos filhos deste, igualmente escolhidos para serem sacerdotes também.

Esse “modus operandi” perdurou até a morte de Jesus, o cordeiro de Deus, cujo representava os animais sacrificados em benefício dos que erravam.

A partir de então, e pela cessação dos sacrifícios, já que o que era símbolo se tornou fato, também houve mudança no sacerdócio, e os que outrora eram sacerdotes, foram substituídos por pastores na condução do povo de Deus.

Nesse ínterim, Deus instituiu aos apóstolos, em número de doze, para ministros da Palavra, e ainda um outro mais, o apóstolo Paulo, este para ministro nas letras, como o foi Moisés, para esclarecer as Escrituras, elucidando as antigas aos cristãos, seguidores de Cristo, a pessoa jurídica de Deus, ou a Palavra de Deus.

Paulo, como um novo Moisés, esclarece nas suas epístolas, cartas doutrinárias, o culto racional para os cristãos, bem como a nova hierarquia e função dos oficiais na igreja, corpo de Cristo, ou sociedade cristã.

E na hierarquia da igreja foi instituído:
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” 1 Coríntios 12:28.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4:11.

Então não existe ”padre” nem rabino, nem guru, nem imã como líder do povo de Deus. Esses foram constituídos por homens, e para liderar religiões formadas sem a determinação de Deus.

Aliás, Jesus falou que:
“E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Mateus 23:9 e 10.

Ora, no catolicismo os líderes do povo são nomeados “padre”, pai. Também no judaísmo, os líderes são nomeados “rabinos”, mestres, contrariando o que Jesus determinou.

Outrossim, o apóstolo dos gentios, Paulo, usado pelo espírito de Deus, o Espírito Santo, diz que ninguém pode tomar para si o encargo de pastor, mas aquele que for escolhido por Deus para isso, como o foi Arão. Veja!

“Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E, por esta causa, deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E NINGUÉM TOMA PARA SI ESSA HONRA, SENÃO O QUE É CHAMADO POR DEUS, COMO ARÃO.” Hebreus 5:1-4.

Desse modo, aqueles que hoje se auto proclamam apóstolos e pastores, para liderar pretensos cristãos, não passam de impostores.

Do mesmo modo aqueles e aquelas que se auto proclamam profetas e pastoras, mas que não foram agraciados com o dom de profecias ou não têm aval do Espírito Santo para o ofício que exercem, já que não existe na bíblia sagrada essa função para as donzelas.

Os bodes, assim como as ovelhas, têm pastores. Só que as ovelhas são dóceis, enquanto que os bodes são irrequietos, agressivos, nervosos. As ovelhas de Jesus dão ouvidos à Sua voz, a Sua Lei ou mandamentos, o que não fazem os bodes. Os pastores das ovelhas vão na frente do rebanho, já os pastores de vacas, vão atrás do rebanho. Os bons pastores, como o foi Jesus, dão a vida por suas ovelhas, e querem o bem das ovelhas, enquanto que os pastores que não são verdadeiros, mas lobos devoradores, querem “os bens das ovelhas”, e fazem negócios, comércio, delas.

Portanto, é bom ver com quem você anda e a quem você segue, porque Jesus previu que muitos viriam em seu nome e enganariam a muitos.

Guarulhos-Sp, 10/08/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/08/2024
Alterado em 10/08/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr