Textos

Transtorno de personalidade ou desvio de comportamento
Aproveitando o gancho de uma notícia veiculada na mídia televisiva no momento, vou falar sobre o assunto. O que leva alguém a agir de modo estranho fazendo coisas bizarras? Haveria uma entidade por trás disso?

Há comportamentos humanos que causam arrepios até no mais insensível dos homens, os quais nos leva a perguntar como um ser humano pode engendrar ideias tão maquiavélicas e estapafúrdias, com requinte de crueldade?

A história geral registra coisas que aos nossos olhos parecem absurdas e até inacreditáveis, as quais não nos permite relatá-las. São atitudes tão perversas que são difíceis de acreditar. Dentre elas, o rei que empalava os povos aos quais eram subjugados por ele. Fazer sabão da gordura das pessoas que eram mortas nos campos de concentração nazista, ou o caso de alguém que fazia salgadinho com carne humana no nordeste brasileiro.

E Deus não ocultou nem os casos dos personagens bíblicos que agiram de modo tresloucado, com fraticismo ou canibalismo praticado mesmo no meio do povo que havia sido escolhido para ser povo santo.

Foi o caso de uma mulher que combinou com outra comer os seus filhos. Ou o caso de Caim e Abel, ou o caso muito conhecido do rei Davi, o qual planejou o extermínio de um homem por causa da sua mulher, a qual lhe despertou o interesse. Ou o caso da peregrina que assou o próprio filho para lhe servir de alimento por ocasião do cerco de Jerusalém pelo imperador romano Tito. 2 Samuel 11:2-27; 12:1-9. O caso da peregrina está no livro “E a Bíblia tinha razão”, de Werner Keller, na parte que historia a tomada de Jerusalém, narrada pelo judeu Flávio Josefo.

Temos uma pista a partir do caso da morte de Abel por seu irmão Caim. Em um texto bíblico diz que este matou ao seu irmão porque ele era do maligno. Então foi este que o incitou a assassinar ao seu irmão. E isso apesar de Deus o ter advertido. Sugiro a leitura dos seguintes textos. Gn. 4:4-10. I João 3:12.

No caso de Davi, houve alguém que o induziu a atentar para uma mulher bonita após se ter levantado da sesta. Referendado atrás. Observe o versículo: “2 Samuel 12:4 E, vindo UM VIAJANTE ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele.” Esse viajante é referência a um espírito mal.


São casos e mais casos de desvio de personalidade, se é que havia uma personalidade boa e que veio a se tornar má. Disso nem o homem mais sábio que já existiu escapou. Pois acabou por adorar entidades pagãs as quais as suas mulheres gentias cultuavam, e para os quais ele chegou a construir templos. 1 Reis 11:6-11.

Jesus advertiu sobre o cuidado que é preciso haver. Pois disse: “Se o dono da casa soubesse a que horas o ladrão viria, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.” Lc. 12:39. E esse ladrão é aquele do qual ele também falou que, “o ladrão vem para matar, roubar e destruir”. João 10:10.

Então qualquer pessoa pode se tornar vítima dos demônios e fazer loucuras, mesmo sendo uma “boa pessoa”.

Portanto, vigiemos, pois não sabemos a que horas podemos ser assediados. Mas, façamos o que manda o Espírito Santo por Tiago, “resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Tg. 4:7 Isso fez Jesus quando foi assediado por ele. Lc. 4:1-13.

Belém-Pa, 15/08/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 15/08/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr