Textos

Ame a Deus sobre todas as coisas
Vamos fazer uma ponderação sobre amar a Deus? Será que o nosso conceito de amor a Deus é de conformidade com o que Ele manifesta através da bíblia? Acaso o que se diz ser amor, não passa de preconceito? Vejamos!

João, um dos apóstolos de Jesus e autor de três epístolas das Sagradas Escrituras, é tido como o apóstolo do amor, quiçá devido a sua abundante referência ao amor. Embora que Paulo também tenha discorrido sobre o amor, inclusive definindo este.

E embora os religiosos tidos como cristãos tenham na bíblia o que dizem defender, muitos estão equivocados quanto aos seus preconceitos sobre o amor, e não conseguem assimilar o que o próprio Mestre falou definindo o seu amor, conforme evidenciado em João 15:9 e 10.

Pois lá está uma ordem de Jesus para que os seus seguidores ou os seus alunos permaneçam no Seu amor. E para que não tenhamos o seu amor como um sentimento de querer bem, como o mundo julga, a seguir Ele diz que: “se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos do meu pai e no seu amor eu permaneço”.

Isso nos faz entender, sem nenhuma dúvida, de que o amor Dele são os seus mandamentos, não um sentimento de querer ou desejar. Donde concluímos que, o texto onde diz que “o amor de Deus é que guardemos os seus mandamentos”, I João 5:3, assim traduzido na bíblia versão de João Ferreira de Almeida, não foi vertida corretamente. Esse seria o nosso amor, já que é dever de todo homem guardar os mandamentos de Deus. Ec. 12:13.

Quanto ao conceito que tem sido manifesto por alguns líderes e seus seguidores de que Jesus resumiu os seus mandamentos, o decálogo, em dois mandamentos, não é segundo a bíblia. Porque no texto onde Jesus falou sobre isso, diz assim:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

Nesse texto não diz que Ele resumiu toda a Sua Lei em duas leis, mas que desses dois mandamentos depende toda a lei e os profetas. Ou seja, quem ama a Deus, guarda as leis relativas a Ele, as quais são quatro, a saber:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. Êxodo 20:3-11.

E o amor ao próximo são os demais leis do decálogo, veja:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:12-17.

Paulo escreveu que honrar o pai e a mãe é o primeiro mandamento com promessa. De onde concluímos que ele está não só fazendo referência a lei ou mandamentos de Deus, mas está dando o seu aval sobre eles também. Veja:

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.” Efésios 6:2.

Só que amar a Deus sobre todas as coisas tem mais implicações, veja:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” Mateus 10:37-39.

E quando o amor ao próximo pode se sobrepor ao amor a Deus, contrariando o que Deus determinou? Muitas vezes e de muitas maneiras. Dentre elas:

Deixar de guardar os mandamentos de Deus, para atender um desejo ou uma necessidade do humano, seja esse humano a mãe, o pai, os filhos, a irmã, o cônjuge, o patrão, etc.

Outrossim, mesmo que seja em um caso de fazer o funeral de algum deles, veja:

“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus.” Lucas 9:59 e 60.

É fato que as pessoas têm mais respeito a defunto do que aos vivos. Mas, deveriam ter obediência a Deus em primeiro lugar, e nunca deixar de cumprir as suas obrigações para com Ele em favor de um humano, mesmo esse humano seja os pais.

Inúmeros humanos deixam de honrar a Deus como Ele manda por Salomão,  que diz:

“Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda.” Provérbios 3:9.

Além de desonrarem a Deus como diz o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo, veja:

“Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?” Romanos 2:23.

E a prova de quê ele está se referindo a lei de Deus, está no texto anterior ao citado, onde diz:

“Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?” Romanos 2:22.

Nesse texto, Paulo está fazendo referência a lei de Deus. E o que foi traduzido por sacrilégio, em outra tradução foi traduzido como “roubas os templos”. E o que isso significa? Não devolver a parte determinada por Deus para a manutenção daqueles que servem a Deus tanto no altar, quanto na pregação do evangelho. Veja:

“Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” 1 Coríntios 9:9-14.

Portanto, ame a Deus sobre todas as coisas, pois ele além de ser o que dá a vida e também tira a vida, ele é o que supre todas as nossas necessidades, através de Cristo, Jesus.

Guarulhos-Sp, 16/08/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 16/08/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr