Vai e faz
Os homens primeiramente se capacitam para poder atuar e fazer. E, para isso, demandam muito tempo na sua formação. Embora isso também seja necessário para um bom desempenho de um enviado de Deus para uma missão, nem sempre é possível ter a experiência para fazer o que ele manda que se faça.
Vemos isso em grandes feitos que alguns enviados de Deus fizeram. Ele simplesmente mandava que eles fizessem.
É o caso da construção da arca feita por Noé. Noé recebeu a ordem de Deus, mas não se sabe se ele já tinha experiência na construção naval. E, a julgar pelas dimensões da arca, não foi tarefa fácil. Mas Noé conseguiu se desincumbir da missão. Não acho que ela era apenas uma estrutura sem obras de arte na parte interna. Pois os animais precisavam ser colocados na arca de modo ordenado e lógico, a fim de poder ser alimentado e conviver de modo harmonioso entre si.
Então devia haver além de andares, dependências tanto para os animais segundo as suas espécies, como para os humanos que foram recolhidos na arca, a saber, Noé, sua esposa, seus três filhos e as suas três noras.
Também quando Deus deu ordem a Moisés para que fosse a Faraó, rei do Egito, a fim de dizer-lhe que deixasse o povo Hebreu sair de lá. Embora Deus tivesse dado algumas instruções para Moisés quanto aos acontecimentos que se sucederam com as pragas que Deus mandou sobre aquele reino, não lhe foi dito nem detalhado como fazer. Moisés foi recebendo instručoes à medida que as coisas aconteciam.
Moisés, apesar de ter vivido por quarenta anos na franja do deserto de Midiã, quando fugiu do Egito, não tinha experiência nenhuma para conduzir um povo tão numeroso, por uma região não habitada nem com recursos para a manutenção do povo. E Deus não disse o que nem como Ele iria fazer. Ele apenas deu ordem a Moisés para que fosse para lá. Mesmo quando Moisés se sentiu encurralado pelo exército de Faraó e o Mar Vermelho, e clamou a Deus, este perguntou a Moisés, “por que clamas a mim, manda ao povo que marche”.
Moisés pediu para o sogro dele, que o visitou com a esposa de Moisés, que fosse com eles, já que ele era experiente e conhecia o deserto. Mas ele se recusou.
Quando setenta discípulos de Jesus foram enviados por Ele às aldeias nas quais Ele haveria de ir, Jesus lhes deu algumas instruções, mas não podia detalhar todas as que se fariam necessárias para a execução da missão.
Quando Paulo foi enviado aos gentios para lhes anunciar o evangelho, ele não sabia que sofreria naufrágio, seria surrado, seria apedrejado, etc.
Hoje não é diferente. Nem sempre Deus nos informa o que se fará ou o que acontecerá quando somos enviados. Ele espera que nós depositemos nossa confiança Nele, pois Ele é Jeová Jireh, o Deus provedor, Jeová Rafah, o Deus curador, e o Jeová El Shadai, o Deus todo poderoso.
Nós temos que manter a ligação com Ele, sem ansiedade nem dúvidas. Afinal, nós já temos o exemplo e a experiência que outros enviados já viveram.
Portanto, tomemos para nós a ordem que Deus deu a Josué: “Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:6-9.
Guarulhos-Sp, 02/09/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/09/2024