Textos

Ama, ama, ama!
Nos dois grandes mandamentos deixados por Deus, o primeiro diz respeito a Ele, e, o segundo, amar o próximo como a si mesmo. O que isso quer dizer?

Já tenho discorrido sobre isso, mas vou explicitar para os menos entendidos o que Deus quer dizer.

Há quem pense que a Lei de Deus foi resumida em dois sentimentos, o de querer bem a Deus e o de querer bem ao próximo. Mas isso é equívoco. O que Deus quer dizer é que se guarde os quatro primeiros mandamentos do decálogo,  relativos a Ele, não transgredindo-os, e também que se guarde os mandamentos relativos ao próximo, que correspondem aos seis restantes do decálogo.

Mas, isso não quer dizer que se deva ter intimidades com o próximo, fazendo carinho nele. E por isso Deus através do seu Espírito diz como é o amor, veja:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13:4-6.

E a primeira lei do mandamento relativo ao próximo é: “honra o teu pai e a tua mãe”. Porque, em condições normais, o próximo mais próximo do ser humano são os seus pais. São os primeiros próximos que o ser humano tem contato. E por ser  consanguíneos e os genitores do homem, este tem o dever especial de amá-lo, o que lhe dá o direito também especial, de ter os seus dias prolongados na Terra. Êxodo 20:12.

Mas, mesmo Deus fazendo a promessa de prolongar os dias dos filhos que honrem os seus pais, inúmeros não tem esse amor e cuidado, o que resultará na perda de viver muitos dias sobre a Terra, não só nesta existência quanto na futura, pois perderão a vida eterna, e ainda vão ser queimados no lago de fogo. Ap. 21:8.

O pior é que muitos filhos além de não amarem os seus pais, ainda os detratam, odeiam e maltratam. Sendo rudes, crueis e até sanguinários com eles.

Esses terão mais duro juízo da parte de Deus, já que Ele tem dado detalhada instrução sobre como os filhos devem agir para com os seus pais.

Ora, se o mestre Jesus mandou amar até o inimigo, que aos olhos humanos não merece ser amado, quanto mais os pais, os quais são os responsáveis por trazerem à existência os filhos.

Portanto, filhos, a cada direito corresponde um dever. Assim, cumpra com o seu dever, a fim de que você possa ter o direito prometido por Deus de viver mais e até viver eternamente.

Natal-Rn, 09/09/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 09/09/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr