Textos

Nunca ore…
Apesar de Jesus ter dito “orai sem cessar”, é melhor não orar se certas condições não forem observadas.

É muito comum se ler e ouvir no meio evangélico, que “a oração abre as portas do céu”, “move o coração de Deus “, “é a chave para a bênção”, etc.

Entretanto, muita oração não é atendida por causa de elas não serem precedidas da prática da justiça de Deus, os seus mandamentos. Pois diz um texto bíblico que “A oração de quem não guarda a lei de Deus é abominável a Ele”. Pv. 28:10.

Ou porque o varão não foi amável com a sua adjutora, ajudadora. Veja:

“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pe. 3:7.

Ou porque não houve a devida separação prévia para a dedicação a oração. Veja:

“Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.” 1 Co. 7:5.

Só para ouvir a Deus no Sinai, foi exigido que os varões não tivessem relações com as suas companheiras por três dias. Veja:

“E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor. Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto, no terceiro dia, o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. Êxodo 19:9 a 11.

Outrossim, para que Davi e os varões que o acompanhavam pudessem comer o pão sagrado, mesmo sendo o descartado como pão da preposição”, foi necessário que não tivessem tocado em mulher por três dias.

“Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo? E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei e o qual te ordenei; quanto aos jovens, apontei-lhes tal e tal lugar. Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão ou o que se achar. E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os jovens se abstiveram das mulheres. E respondeu Davi ao sacerdote e lhe disse: Sim, em boa fé, as mulheres se nos vedaram desde ontem; e, anteontem, quando eu saí, o corpo dos jovens também era santo; e em alguma maneira é pão comum, quanto mais que hoje se santificará outro no corpo! Então, o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente, no dia em que aquele se tirasse.” 1 Sm. 21:1-6.

Portanto, não perca o seu tempo nem a sua oração orando, se você não cumprir as prerrogativas para isso.

Carazinho-RS, 10/10/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/10/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr