Pai nosso que estais no céu… Santificado seja o teu nome!
O título acima é o início da oração ensinada por Jesus aos seus discípulos. E este mandando está sendo muito violado por inúmeros daqueles que se têm como cristãos.
Na Lei de Deus, no terceiro mandamento diz: “ Não tomarás o nome do
Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7.
Há quem não fale a palavra Deus, para evitar tomando o seu nome indevidamente, mas use os seus verdadeiros nomes em vão. Sim, porque deus não é nome próprio, mas um substantivo abstrato que significa divindade.
E esses que isso fazem, rotineiramente dizem “só Jesus na causa”, e outras expressões, tomando assim o nome do Mestre imprópria mente. Além disso tomam outros nomes de Deus, o qual tem trezentos e sessenta e cinco nomes, um para casa dia do ano.
Dentre eles, Miguel e Jeová, os quais têm sido dados indevidamente a humanos.
Penso que, sendo o nome de Deus Santo e dele ser dito que não se deve tomá-lo em vão, então não se deve da-lo a humanos.
Conta-se que os escribas copistas da antiguidade evitavam escrever o nome de Deus, colocando no seu lugar o substantivo Senhor ou Eterno, a fim de não transgredir o mandamento.
Uma expressão que equipara um humano com Deus é “Eu sou” e também “Maravilhoso”, os quais são nomes Dele. Ex. 3:13 e 14. Jz. 13:18. Is. 9:6. Jo. 17:5 e 6.
Como não é possível fazê-lo aqui, oportunamente eu devo catalogar todos os nomes do Senhor.
Portanto, não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o senhor não teria por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Ex. 20:7.
Carazinho-RS, 11/10/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 11/10/2024