Qual é o problema?
Embora todos tenham problemas, há problema que decorre da falta de cumprimento daquilo que foi determinado por Deus para que seja cumprido. Enquanto isso não for resolvido, o problema continuará e deverá se agravar.
Quando Deus deu instruções para Josué por ocasião da sua investidura como substituto de Moisés, Ele lhe disse: “
“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8.
Por ocasião da proposta de bênçãos para o seu povo, Deus disse por Moisés:
“E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” Dt. 28:1.
Ora, se para com Moisés, o principal líder do povo, Deus não foi tolerante e não o permitiu entrar na terra prometida, devido o caso de meribá, quando Deus mandou que ele ferisse a rocha, quanto mais com os demais. Nm. 27:12-14.
Sim, não foi diferente. Pois, dos seiscentos e três mil e quinhentos dos que manejavam espada saídos do Egito, apenas dois entraram na terra da promissão, a saber, Josué e Calebe.
Existe uma promessas de maldição proposta por Deus para o seu povo, a qual faz referência a “enfermidades das quais não poderás curar-te”, como consequência de desobediência. Veja.
“O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, e com hemorroidas, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te.” Dt 28:27.
Também diz:
“E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; PORQUANTO NÃO HAVERÁS DADO OUVIDOS À VOZ DO SENHOR, teu Deus, PARA GUARDAR OS SEUS MANDAMENTOS e os seus estatutos, que te tem ordenado. E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua semente, para sempre. Porquanto não haverás servido ao Senhor, teu Deus, com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo, assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome, e com sede, e com nudez, e COM FALTA DE TUDO; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.” Dt. 28:45-48.
E a razão disso é por não dar ouvidos à voz do Senhor, guardando os seus mandamentos.
Assim, o povo de Deus tem vivido com dureza e pobreza, apesar da promessa de quê ele só estaria por cima e nunca por baixo, se cumprisse com diligência os mandamentos de Deus. Veja:
“E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.” Dt. 28:13.
Portanto, se você está tendo problemas embora diga que crer em Deus, reveja o seu proceder com relação ao que Ele termina, já que Deus vela pela sua palavra para a cumprir, pode ser que nem tudo esteja sendo cumprido como Ele manda por Salomão, veja:
“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.” Pv. 7:2.
Guarulhos-Sp, 29/10/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 28/10/2024