Nova criatura
Jesus disse que importa renascer. Como é possível isso? É preciso nascer da água e do espírito.
Quando Jesus peregrinou na Terra, certo homem judeu, um dos príncipes de Israel, que participava do sinédrio, a corte de ministros e juízes, o procurou de noite e travou um diálogo com Ele. E Jesus lhe disse que “importava renascer”. E o judeu inquiriu de Jesus como isso era possível; se ele teria que retornar ao ventre da sua mãe”. Jesus lhe disse que ele era mestre em Israel, mas não entendia o que Jesus lhe falava, e que era coisa terrena, quanto mais se Ele lhe falasse das coisas celestiais.
Até hoje aqueles que se têm como mestres ainda estão como aquele judeu, sem saber com certeza como é possível renascer. Porque pensam que o renascimento se dá pelo batismo de imersão, quando não é. Assim, quando alguém opta por seguir a um credo religioso, logo buscam emergi-lo, seja em águas correntes, seja em um tanque, pensando que isso lhe purificará dos seus pecados.
Mas é preciso saber que há necessidade de nascer da água e do espírito. E a água referendada por Jesus é a Sua Palavra, a qual é a Sua Lei. E o espírito é a mente, o raciocínio ou intelecto e cognição. Porque de nada adianta ter os seus pecados perdoados e continuar como o velho homem, praticando as mesmas coisas que fazia, como roubar, matar, adulterar, cobiçar, adorar imagens, transgredir o sábado, desonrar os pais, enfim.
A purificação de alguém é feito segundo diz um salmista: “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando segundo a Tua palavra”. Sl. 119:9. Semelhante, diz o Espírito Santo por Paulo relativo à igreja: “para a santificar, PURIFICANDO-A com a lavagem da água, PELA PALAVRA.” Ef. 5:26.
Então a purificação dos pecados se dá pela obediência à Palavra de Deus. E esta é a Sua Lei. Porque a palavra de Deus é a verdade e esta é a Sua Lei. Veja.
A Tua palavra é A VERDADE desde o princípio. Sl. 119:160, p.parte. A tua Lei é A VERDADE. Sl. 119:142, última parte.
Além disso, o Espírito Santo diz por João que: “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça NASCIDO DELE.” 1 João 2:29. Isso fazendo referência a Jesus.
“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” 1 João 5:18 .
Mas o argumento que é usado para justificar a prática do pecado é que não existe ninguém perfeito nem justo, que isso só Jesus. Que todos são pecadores.
Entretanto Jesus mandou ser perfeito como o pai celestial, e o Espírito Santo disse como ser justo. Este o é pela prática da justiça, a qual é a Sua Lei ou mandamentos. Pois diz o salmista “os teus mandamentos são A JUSTIÇA”. Sl. 119:172, última parte. E a perfeição é obtida pela obedientes À LEI PERFEITA. Sl. 19:7, a qual é a mesma coisa, a Lei ou mandamentos de Deus.
E o apóstolo Tiago diz que: “Segundo a sua vontade, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Tg. 1:18 . E esta é a lei de Deus.
Portanto, obedeça a Lei ou mandamentos de Deus, a fim de que você seja uma nova criatura, como diz o Espírito Santo por Pedro: “SENDO DE NOVO GERADOS, não de semente corruptível, mas da incorruptível, PELA PALAVRA DE DEUS, VIVA E QUE PERMANECE PARA SEMPRE.” 1 Pedro 1:23.
Guarulhos-Sp, 2/11/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/11/2024
Alterado em 02/11/2024