Textos

É possível isso?
Seria possível morrer de fome e de sede mesmo tendo alimento e água à mão? Será que a ignorância pode concorrer para a morte? Como subsistir em circunstâncias adversas?

Quando falamos de certas adversidades para alguns, é comum ouvir deles a lembrança de invenções de utensílios que poderiam facilmente resolver o problema. Só que os tais não têm solução quando lembramos-lhes de quê isso é em circunstâncias cruciais.

Exemplo: Parece que não seria difícil subsistir em floresta tropical, desde que se tenha um pouco de conhecimento dos recursos que ela dispõe. Entretanto há que se considerar a condição do que por desventura venha a se encontrar nela, como alguém que sofra um acidente aéreo em uma floresta e sobreviva. Se o tal tiver a graça de escapar ileso do sinistro, ainda assim pode ser vítima das circunstâncias locais.

É verdade que na floresta tropical existem árvores ou vegetais que podem fornecer alimento e água, mas, caso não haja conhecimento por parte do acidentado sobre como obter tais recursos, ele estará condenado a morrer de inanição e sede, mesmo que tenha à mão esses recursos. Ele pode encontrar castanha do Pará caída na selva, mas, se não conhecer esse fruto ou não tiver um facão para abrir o ouriço, de nada lhe valerá. Do mesmo modo, se encontrar espécie que acumula água no caule e raiz, mas ignorar isso ou não tiver uma ferramenta para obter a água deles, não poderá se dessedentar.

Houveram pessoas que subsistiram por longo período de tempo no mar, mesmo tendo que beber somente quando chovia, e comendo carne crua obtida de peixes capturados com engenhosidade. Mas tinham um bote salva vidas para estar. O que não seria possível se estivesse apenas com uma boia ou colete salva vidas.

Então, em certas circunstâncias que alguém poderia se encontrar, só a providência divina poderia lhe propiciar escape.

Guarulhos-Sp, 07/11/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/11/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr