Textos

A ceia que não é santa
Jesus disse que quem comer da sua carne e beber o seu sangue será ressuscitado por Ele no último dia. Mas, acaso a ceia ministrada nas igrejas é santa mesmo? Todos os símbolos da Santa Ceia estão presentes nela?

Por causa da falta de entendimento de muitos discípulos de Jesus, ele foi abandonado por eles. E isso porque Ele disse que “quem não comesse da Sua carne e não bebesse do seu sangue não poderia ter vida”. Os apóstolos tiveram a felicidade de participar da primeira Santa Ceia, a qual substituiu a páscoa determinada por Ele para o povo israelita.

O capítulo treze de João descreve as duas ceias realizadas seguidamente por Jesus com os seus apóstolos, inclusive Judas, o qual o traiu, na noite em que Ele foi preso. A primeira ceia, foi a ceia páscoa, que incluía um cordeiro assado inteiro, ao modo como estava preconizado em Êxodo capítulo doze, onde consta a orientação sobre ela, dada por Deus para Moisés, o qual repassou para toda nação de Israel um pouco antes da saída daquele povo de sob o jugo de Faraó rei do Egito.

Finalizada a ceia páscoa foi realizada a segunda ceia, que hoje se chama de “Santa Ceia”. Esta foi precedida do lava-pés. Sobre isso, sugiro a leitura do meu texto “Se eu não te lavar os pés”, publicado no recantodasletras, oliprest nickname do autor.

Embora nas escrituras mais recentes, as quais foram nomeadas de “novo testamento” pelos homens não conste como foi feito o pão da segunda ceia, cremos que ele obedecia a mesma instrução dos pães comido durante as festas determinadas por Deus, e chamado de “pão asmo”, ou sem fermento.

Também o vinho para a segunda ceia deve ter sido o suco da uva, devido as instruções que obtemos dos apóstolos João e Paulo. Este em I Co. 11:17-34.

Entretanto, temos conhecimento de que as igrejas evangélicas não praticam o lava-pés determinado por Jesus, como antecipação da Santa Ceia, além de comer pão não santo e de beber vinho alcoólico.

Por essa razão essa ceia não é santa, e não propiciará o que Jesus prometeu, ressuscitar o que realizar a “Santa Ceia”.

Portanto, é bom se debruçar sobre os ensinos sagrados e cumprir o que Jesus ensinou, a fim de garantir a sua ressurreição na primeira ressurreição e receber o “vinde benditos de meu pai”.

Guarulhos-Sp, 07/11/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/11/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr