Textos

Que sejamos ricos!
Deus é rico em tudo, já que Ele é o criador de tudo. Mas será que Ele também quer que sejamos ricos? Seria isso bom e razoável?

Os leitores das Sagradas Escrituras sabem que houveram homens tementes a Deus, os quais possuíram invejável riqueza. Dentre eles, Abraão, Isaque, Jacó, Ló, Jó, Davi, Salomão, etc.

Mas, normalmente só se ouve falar de Salomão, o multimilionário rei de Israel.

Mas nem todos conseguiram manter a riqueza que adquiriram, e nem sempre por má administração, como o caso de Ló, que teve que deixar tudo o que possuía, para escapar com vida do flagelo que Deus infligiu sobre o território no qual ele morava.

Mesmo a riqueza amealhada por Salomão não teve longa duração, devido ele ter deixado de obedecer os mandamentos de Deus. Pois, ele acabou se encurvando a deuses pagãos, o que é abominável para Deus.

O poder da riqueza eleva o coração do rico, e acaba por se tornar um laço para ele. Salomão não escapou disso. Aja vista que ele quis matar um servo dele, o qual Deus o escolheu para dar-lhe dez parte do reino de Salomão. Me refiro a Jeroboão 1, o qual foi rei sobre o Israel do norte, das dez tribos que se juntaram a ele e o fizeram rei sobre si, como Deus havia determinado e revelado pelo profeta Aías. 1 Reis 11:29 a 31.

Possivelmente por tudo isso, Deus não quer que os seus filhos desta era sejam ricos em coisas materiais, e sim das espirituais. E por isso Ele inspirou Paulo para escrever:

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 1 Timóteo 6:9 e 10.

E isso é razoável. Pois, na condição de rico, faltará tempo para servir a Deus sem embaraço, além do que já foi mencionado atrás.

Mas Deus nos quer ricos de outras coisas mais valiosas do que ouro, como a fé. Esta provada no fogo. A fim de sermos seus representantes aqui, como seus embaixadores. E o Espírito diz mais:

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” 1 Tim.  6:11 e 12.


E o Espírito ainda diz para os ricos:

“Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.” Tg. 5:1-3.

Então aqueles que têm esperança em ser rico nesta vida não estão desejando boa coisa, mesmo que os tais achem que poderiam fazer muito por uns poucos ou pelo menos um pouco por muitos.

Como diz o Espírito Santo por Paulo, “Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”  1 Tim. 6:8.

Assim viveu o próprio Deus entre os humanos, como também Moisés, Paulo e os demais apóstolos.

Portanto, esqueça o desejo por riqueza material e busque a espiritual, a qual é imensamente superior aquela que perece.

Guarulhos-Sp, 08/11/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/11/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr