Textos

Cumprimento de objetivo e desvio de finalidade
Cumprimento de objetivo e desvio de finalidade

Tudo o que Deus fez e faz tem um objetivo. E tudo que ele também concede aos humanos também tem. Então qual o objetivo do que nós temos recebido?

Salomão, o multimilionário rei de Israel, amontoou ouro e prata. Mas as suas muitas riquezas não puderam ser mantidas pelos seus sucessores. A riqueza que ele possuiu foi uma concessão de Deus. Mas, qual o objetivo de tanta riqueza?

Deus havia dito que:

“Quando entrares na terra que te dá o Senhor, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim, porás, certamente, sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor, teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que NÃO seja de teus irmãos. Porém não MULTIPLICARÁ para si CAVALOS, NEM FARÁ VOLTAR O POVO AO EGITO, PARA MULTIPLICAR CAVALOS; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. TAMPOUCO PARA SI MULTIPLICARÁ MULHERES, para que o seu coração se não desvie; NEM PRATA NEM OURO MULTIPLICARÁ MUITO PARA SI.” Deuteronômio 17:14-17.

E pelo que se vê em alguns registros, ele fez contrário ao que Deus mandou, veja:

“Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros; de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros; e os levou às cidades dos carros, e outros ficaram junto ao rei, em Jerusalém. E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras e cedros em abundância, como figueiras bravas que estão nas planícies.” 1 Reis 10:26 e 27.

“E tinha setecentas mulheres princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.”  1 Reis 11:3-7.

Diz o Espírito Santo que “E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, TENDO SEMPRE, EM TUDO, TODA SUFICIÊNCIA, SUPERABUNDEIS EM TODA BOA OBRA, CONFORME ESTÁ ESCRITO: ESPALHOU, DEU AOS POBRES, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e AUMENTARÁ OS FRUTOS DA VOSSA JUSTIÇA; PARA QUE EM TUDO ENRIQUEÇAIS PARA TODA A BENEFICÊNCIA, a qual faz que por nós se deem graças a Deus. Porque A ADMINISTRAÇÃO DESSE SERVIÇO não só SUPRE AS NECESSIDADES DOS SANTOS, mas TAMBÉM REDUNDA EM MUITAS GRAÇAS, QUE SE DÃO A DEUS, visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, E PELA LIBERALIDADE de vossos dons para com eles e para com todos.”  2 Coríntios 9:8-13.

Então o que nos é dado não é para enterrar, como fez o mal servo da parábola dos talentos. Nem para ajuntar para nós e a nossa descendência. Mas para que atenda o pobre do povo de Deus.

O que ocorria por ocasião da coleta do manjar mandado por Deus, quando o que colhia pouco não faltava e o que colhia muito não sobrava, é uma mostra de que Deus quer que haja igualdade no suprimento do alimento, isso para dizer o básico.

Mas, se o que recebe muito faz como o servo que enterrou, nem o próprio que recebeu vai usufruir abundantemente, já que não há como multiplicar nem usufruir o que está enterrado. Poucos vegetais aumentam quando são enterrados. A maioria produz abundantemente acima do solo.

Quando um moço rico foi a Jesus para saber como ter vida eterna, além de ter que seguir a Ele, Jesus lhe ordenou que vendesse o que tinha e desse aos pobres antes. Mt. 19:21.

Portanto, é preciso fazer como Jesus mandou, “não ajunteis resouro na Terra… ajuntai tesouro nos céus”. Mt. 6:19.

Guarulhos-Sp, 13/11/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/11/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr