Textos

Obras x fruto
Existe certa confusão mesmo no meio do povo tido como cristãos sobre obras e sobre fruto. Este tem sido tomado por obras, e estas por aquele.

Bem, obras são feitos. Mas nem sempre esses feitos são materializados em fatos visíveis. Vamos mostrar o que diz o Espírito Santo ser obras e fruto.

As obras da carne

Gálatas 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Adultério, fornicação, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais de antemão vos declaro, como também já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.  

Veja que algumas obras da carne são no aspecto psíquico, enquanto que outras o são no aspecto material. Exemplo de de obra da carne no aspecto psíquico: inveja. Esta ocorre no espírito, mente do homem.

Embora todo pecado tenha início no espírito ou na mente, ele pode ser materializado ou praticado. Assim, a concupiscência ou cobiça é concebida na mente e formalizada quando atua através dos olhos ou consumada na realização de conjunção corporal ou carnal.

Por isso que diz o Espírito por Tiago que:

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14.

Frutos do Espírito

“Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22.

Veja que esses frutos são todos de ordem psíquica ou mental, mas manifestos no comportamento do cristão. E é fruto e não obras. Então ele é operado pelo Espírito que habita nele, e é contrário às obras da carne.

Trabalhando para Deus x trabalhando com Deus

Trabalhar para Deus é diferente de trabalhar com Deus.

Deus chamou a Faraó e Nabucodonosor de servos Dele. Pois prestaram serviço a Ele ao punir o povo de Israel. Desse modo, Hitler também foi foi um servo Dele ao punir os judeus por suas transgressões e rejeição do seu rei, Jesus.

O Espírito Santo pelo apóstolo João diz:

João 15:4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Esse MIM tem mais profundidade do que se imagina. É estar ligado a Jesus pela obediência às suas leis ou mandamentos. Veja:

“E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, e que nos tem dado o seu Espírito.” 1 João 3:24.

Então, segundo o texto de João 15, o fruto é uma consequência da união com Jesus através da obediência aos mandamentos Dele.

Assim, prestar um serviço a Deus não é o mesmo que estar trabalhando com Deus. A jumenta de Balaão prestou um serviço a Deus, mas não herdará o reino Dele, assim como o grande peixe, que engoliu o profetas Jonas prestou um serviço a Ele, mas não habitará o reino de Deus.

Portanto, considere se você está fazendo obras para Deus ou trabalhando com Ele; se está fazendo obras da carne, ou produzindo fruto do Espírito.

Guarulhos-Sp, 13/12/2024

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/12/2024
Alterado em 13/12/2024


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr