Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus
Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus
Esse texto tem sido usado por aqueles que fizeram uma adesão a alguma entidade evangélica. Mas, o que quer o Espírito dizer nessa afirmação? Vejamos.
O texto que encabeça esse artigo é do apóstolo Paulo. Vamos transcreve-lo na integra, a fim de poder analisá-lo.
Romanos 8:1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Como dizem alguns que buscam desmerecer o que temos escrito e compartilhado, texto sem contexto é pretexto. Isso eu já venho escutando desde o tempo do Orkut. E os que afirmam isso, usam essa frase como uma frase de efeito. Afirmo isso porque os tais não manifestam argumento com base bíblica capaz de provar o contrário do que afirmamos.
Então eu colei ao início o que o Espírito Santo deu ao apóstolo Paulo que escrevesse na sua epístola aos romanos. Porque, assim, se alguém quiser contradizer, terá que pontuar a sua tese com base no que está escrito no texto do apóstolo.
Pois bem. Embora o texto do apóstolo pareça auto explicativo, vamos elastece-lo com outros que colaboram com isso. Então, como estar em Cristo? Observe que na afirmação, o nome de Cristo precede o nome de Jesus.
Como eu já tenho afirmado e demonstrado biblicamente, Cristo é a pessoa jurídica de Deus, enquanto que Jesus é a pessoa física de Deus, ou a Sua representação física.
Assim, já que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, se faz necessário saber quem é Cristo segundo as Sagradas Escrituras. Para os que ainda não sabem, embora possam achar que saibam, sugiro examinar o meu texto “Quem é Cristo”, publicado no recantodasletras ou na minha página O Semeado, do Facebook.
Mas eu vou fazer uma breve referência sobre isso. Dt. 30:11-14 e Rm. 10:4-10. Ou seja, o que Moisés chamou de A Palavra e o Mandamento é o que Paulo chamou de Cristo. Então Cristo é a Palavra ou Mandamento, os quais são a Lei de Deus.
O texto ao início desse artigo diz que A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA LIBERTA DA LEI DO PECADO E DA MORTE. Ora, a lei do espírito de vida é a lei de Deus, o decálogo. E o nome que segue a Cristo, ou seja, o nome Jesus, deveria estar separado por uma vírgula. Porque embora Cristo seja Jesus e Jesus seja Cristo, um é adjetivo do outro. Ou seja, quando é citado Cristo, o nome Jesus, que vier a seguir é um complemento e não um nome composto. Do mesmo modo quando estiver fazendo referência a Jesus, e Cristo vier a seguir a ele.
Para os leigos é de difícil compreensão. Por isso, os que querem se aprofundar no assunto, pois é muitíssimo importante conhecê-lo, examine o texto que sugeri ler.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Esse versículo do texto de Paulo, tem sido citado por alguns, querendo afirmar com isso que a Lei de Deus foi abolida. Mas não atentam para o contexto da sua epístola. Veja o versículo a seguir ao três citado.
4 Para que A JUSTIÇA DA LEI se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
A Justiça da lei. Que Lei? O decálogo? Ou as leis transitórias escritas por Moisés em um livro, e chamadas de Lei de Moisés?
Gostaria de mostrar um equívoco na tradução do texto seguinte:
Porquanto o que era impossível à lei, VISTO COMO ESTAVA ENFERMA PELA CARNE…
O que estava enferma pela carne, a lei de Deus? O texto estaria coerente se estivesse assim:
Porquanto o que era impossível à carne, visto que estava enferma pelo pecado, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pela lei condenou o pecado na carne.
Esse é um dos muitos equívocos que existem na tradução de textos bíblicos. Por causa disso estamos catalogando equívocos manifestos nas traduções bíblicas, os quais no tempo oportuno publicaremos se Deus nos permitir.
Depois de fazer algumas ponderações nos versículos cinco e seis, o apóstolo diz:
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, POIS NÃO É SUJEITA À LEI DE DEUS, nem, em verdade, o pode ser.
Será que essa afirmação do Espírito por Paulo não está mostrando que a lei de Deus está em vigor na nova dispensação da graça manifesta aos gentios, que éramos nós?
Romanos 8:9 VÓS, PORÉM, NÃO ESTAIS NA CARNE, MAS NO ESPÍRITO, SE É QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS. MAS, SE ALGUÉM NÃO TEM O ESPÍRITO DE CRISTO, ESSE TAL NÃO É DELE. 10 E, SE CRISTO ESTÁ EM VÓS, O CORPO, NA VERDADE, ESTÁ MORTO por causa do pecado, MAS O ESPÍRITO VIVE POR CAUSA DA JUSTIÇA.
Mas, como ter o espírito de Deus, a fim de estar vivo? Veja.
1 João 3:24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, e que nos tem dado o Espírito.
E quando o Espírito Santo afirma por Paulo que os que estão na carne não podem agradar a Deus, é porque estão fazendo a obra da carne que são:
Gálatas 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: ADULTÉRIO, FORNICAÇÃO, IMPUREZA, LASCÍVIA, 20 IDOLATRIA, FEITIÇARIA, INIMIZADES, CONTENDAS, CIÚMES, IRAS, PELEJAS, DISSENSÕES, HERESIAS, 21 INVEJAS, HOMICÍDIOS, BEBEDICES, GLUTONARIAS, E COISAS SEMELHANTES A ESTAS, acerca das quais de antemão vos declaro, como também já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Como se vê no rol de coisas consideradas obras da carne, inimizades, contendas e dissensões estão em pé de igualdade com a idolatria, o homicídio e o adultério.
Portanto, como diz o Espírito, andai em espírito e não cumprireis a vontade da carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis, ou seja, não tereis vida eterna.
Guarulhos-Sp, 14/12/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/12/2024
Alterado em 14/12/2024