Bem aventurado os misericordiosos
Quem são os misericordiosos, os que se comparecem de quem está em situação de carência ou está fragilizado? Como ser misericordioso, para alcançar a promessa da bem aventurança? Vejamos.
Dentre as bem-aventuranças proferidas por Jesus, há uma que diz” “Bem aventurado os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Mt. 5. E como pelo dicionário misericórdia é sinônimo de compaixão, um sem número de pessoas até dedicam as suas vidas em ajudar o próximo, a fim de serem alcançados pela bem-aventurança do Mestre.
Entretanto, não é esse o intuito do Mestre. A misericórdia de Deus é a Sua Lei. Veja:
“Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” Salmo:25:10.
Eu diria que, nesse texto, se faz necessário o artigo definido antes de misericórdia, já que o artigo definido define o substantivo, e Deus está definindo a misericórdia, dizendo o que é ela. Ou melhor, o texto está definindo o que são as veredas do Senhor. Assim, tanto misericórdia quanto verdade são definições das veredas.
Então vamos corrigir o texto. Todas as veredas do Senhor são a misericórdia e a Verdade.
Assim, o que o texto quer dizer é que, “As veredas do Senhor, as quais são o mesmo que o seu caminho, é a Sua Lei, que é a Verdade de Deus.
Existem trezentos e setenta adjetivos e cognomes da lei de Deus na bíblia sagrada. Eu já os relacionei, bem como as suas respectivas referências bíblicas, e estão no trabalho “A Lei Perfeita”, o qual elaboramos como uma síntese de outro trabalho que compomos sobre a Lei de Deus. Ali mostramos também os dezessete nomes das Leis e dos Mandamentos de Deus.
Voltando ao tema principal, afirmamos que, já que as veredas do Senhor são a sua misericórdia e a sua Verdade, e estas os mandamentos Dele, então os misericordiosos são os observadores da lei de Deus, os quais alcançarão misericórdia.
Observemos que, na vinda de Jesus, Ele dirá a alguns que vão revindicar ter profetizado no nome Dele, que Ele não os conhece. Ora, já que é assim, se faz necessário conhecer a Deus, guardando os seus mandamentos, a fim de ser conhecido Dele. Porque só são conhecidos de Deus os que O conhecem, que guardam os seus mandamentos. Gálatas 4:9 e I João 2:3.
Portanto, seja misericordioso, ou seja, guarde as leis ou mandamentos de Deus, a fim de que você também seja alcançado pela sua misericórdia ou compaixão, e receba o “vinde benditos de meu pai”, por ocasião da Sua vinda.
Guarulhos-Sp, 16/12/2024
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 16/12/2024